Pesquisar este blog

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Fadiga e o Giseng



 
Panax ginseng, também conhecida como ginseng chinesa, é um baixo crescimento, arbusto vermelho-desova no natal da família Ivy para a Ásia. É diferente do ginseng siberiano ou ginseng americano. Panax ginseng raiz tem sido usada na medicina tradicional chinesa há milhares de anos como uma tintura medicinal ou extrato.
PropriedadesFarmacológicas:

 Panax ginseng tem propriedades adaptogênicas características isto é, por ser inócuo, não causar efeitos específicos e por normalizar um quadro patológico.
        A ação antifadiga do extrato pode ser explicada devido ao efeito estimulante do Panax ginseng no sistema nervoso central e por aumentar a estimulação muscular. Ainda no exercício, melhora a transformação dos ácidos graxos durante o exercício prolongado, poupando os gasto das reservas de glicogênio.
       A atividade anti-stress é caracterizada pela ação do Panax ginseng no hipotálamo promovendo a secreção do hormônio adrenocorticotrófico, que é responsável pela produção e secreção dos hormônios adrenais. Estes hormônios são responsáveis pela ação antifadiga e anti-stress, aumentando a atividade mental durante o estresse.
         Na diabetes, Panax ginseng diminui os níveis de cortisol em pacientes diabéticos. O cortisol é um hormônio adrenal, antagonista da insulina, sendo esta ação portanto muito benéfica. Além disso, um dos compostos do extrato tem atividade hipoglicemiante somente em pacientes diabéticos, confirmando mais uma vez as propriedades adaptogênicas.
Na proliferação celular e envelhecimento, Panax ginseng age estimulando o crescimento num meio onde exista deficiência nutricional, e inibe o crescimento celular sob condições adversas. Desta mesma maneira, como adaptogênico, atua estimulando a resposta imune quando isto se fizer necessário.


Efeitos adversos:

Os efeitos adversos que podem ocorrer estão caraterizados pela Síndrome do Abuso do Ginseng, que estão geralmente relacionados com o uso concomitante de outros estimulante, como a cafeína. Os efeitos adversos que pode ocorrer são insônia, dor de cabeça e vômito.

Contra-Indicação:

Não deve ser administrado durante a gravidez e lactação, podendo causar efeitos danosos ao feto.

Posologia:

A quantidade administrada deve ser de 50 a 100mg por dia de Panax ginseng.
Deve ser usado durante 3 a 4 semanas de maneira continuada, sendo que deve ser segui do de uma a duas semanas de descanso, para que não ocorram efeitos indesejáveis, ou qualquer efeito da Síndrome do abuso do ginseng.


Fonte: www.naturalmed.com.br

Chá de Boldo para Emagrecer



Além de todas os propriedades medicinais já conhecidas, o boldo ainda ajuda a eliminar os quilinhos indesejados. Veja como preparar o chá de boldo com cavalinha e chá verde para ficar em forma rapidamente. Você pode perder até 6 quilos em 1 mês! 
O boldo é uma planta muito conhecida na medicina popular. Acredita-se que a erva amarga seja capaz de amenizar os problemas de digestão, melhorar o funcionamento do fígado, aliviar a ressaca, dentre outras propriedades terapêuticas. Além disso, hoje se sabe que o boldo também é capaz de ajudar no processo de emagrecimento.



O chá boldo emagrece?

Sim, o chá de bolo do chile (Pneumus boldus) pode eliminar os quilinhos indesejados. Isso acontece porque a planta possui função termogênica, ou seja, eleva a temperatura do corpo. Dessa forma, faz com que o metabolismo funcione mais rapidamente, promovendo a queima de calorias e, consequentemente, de gorduras. A erva ainda contribui para a boa digestão dos alimentos e tem ação diurética.


Você vai precisar de:

Para potencializar os efeitos do boldo, o ideal é misturá-lo com a cavalinha e o chá verde. Os ingredientes são:

- 1 colher (sopa) de boldo

- 1 colher (sopa) de cavalinha

- 1 colher (sobremesa) de chá verde

- 1 litro de água



Modo de Preparo:

Ferva a água e despeje sobre as ervas. Deixe descansar tampado por 10 minutos e depois passe o chá pela peneira ou pelo coador de pano. Guarde em uma garrafa de vidro na geladeira.


Posologia

Tomar 1 xícara do chá frio entre as principais refeições. A dica é não consumir o chá pela noite, pois ele pode afetar o sono (nunca exceder os 200ml/dia) .

Cuidados

Não guarde o chá de um dia para o outro para não perder suas propriedades fitoquímicas.



Fonte: http://natural.enternauta.com.br