Pesquisar este blog

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013


Como Usar Cataplasmas e Compressas


Uma cataplasma é uma pequena quantidade de plantas frescas cortadas (ou de plantas secas mas novamente humedecidas) que se aplicam directamente sobre feridas ou sobre infeções da pele e que geralmente com a utilização de um parche húmido que se cobre com uma ligadura
Sempre que se utiliza ervas frescas, estas devem ser esmagadas até que se obtenha uma substância semelhante a uma papa. Em alguns casos específicos, devemos amaciar primeiro a erva para lhe extrair ainda mais os fotoquímicos medicinais, quer através de cozinhar a vapor, ser fervida em um pouco de leite ou vinagre. Nos dois casos, após retirar a erva do fogo, espere que o líquido evapore completamente; em seguida, forme uma pequena bola, que pode colocar achatada contra a ferida ou, coloque a papa entre dois pedaços de gaze ou um tecido fino bem limpo e macio, aplicando-o sobre a parte do corpo afetada.
Alguns autores recomendam que se mistura uma parte da planta com três partes de água, álcool ou vinagre engrossando com farinha para que a cataplasma seja mais fácil de manipular.
 O cataplasma costuma ser utilizada para o tratamento de dores reumáticas, inflamações da pele, contusões, inchaços, ulcerações, feridas e chagas, acelerando a sua cura.
As compressas, por seu lado, são panos limpos que foram mergulhados numa solução á base de ervas, que pode ser uma infusão, decoação, numa tintura ou num vinagre. As compressas utilizam-se de duas maneiras: ou aplicada diretamente sob a pele, ou servindo de ligadura para manter a posição de um cataplasma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário