Pesquisar este blog

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013







 ECHINACEA EXTRATO SECO - Echinacea purpurea (L.)Moench (COMPOSITAE)

Descrição: O extrato contém carboidratos, compostos fenólicos (equinacosida, verbascosida, cinarina), flavonóides (quercetina, rutosida, luteolina), ácidos graxos (linoléico, oléico, scerótico e palmítico), isobutilamidas, alquilamidas, polissacarídeos, ácido chicórico, óleos essenciais, hidrocarbonos e alcalóides, vitamina C e sais minerais. Apresenta-se na forma de um pó fino marrom com odor característico. Como em todo insumo fitoterápico, podem ocorrer variações na coloração do produto; essas alterações são naturais e não interferem na sua qualidade (Certificado de Análise SP Farma).

Ação Fisiológica/Propriedades: O estímulo à produção de gama-globulinas α-1 e α-2 previne infecções causadas por vírus. Polissacarídeos mostraram forte atividade antiinflamatória. A Echinacea inibe o crescimento de tumores e compensa os efeitos imuno-supressores da quimioterapia, estimulando as células fagocitóticas. Experimentos in vitro demonstraram um aumento na produção de granuloblastos e macrófagos. Apresenta leve efeito antibiótico. Estimula o córtex adrenal. Injeções de Equinacea aumentaram atividade fagocitótica contra a bactéria Candida albicans. A imunidade celular foi reforçada em pacientes com infecções recorrentes de Candida e Herpes simplex.

Indicações: Poderosa estimulante do sistema imunológico, a Echinacea é recomendada para o tratamento de infecções e envenenamentos, sendo considerada o mais poderoso desintoxicante para os sistemas respiratório, linfático e circulatório Com propriedades anti-virais e bactericidas, permite o tratamento de: candidíase; irritação na garganta; infecções do sistema urinário; doença pélvica inflamatória; doenças do aparelho respiratório superior; herpes; úlceras de pele; psoríase; tosse comprida; bronquite; leucopenia; artrite reumatóide; alergias; dor de dente e inflamações na gengiva; intoxicação alimentar e envenenamento do sangue; abcessos; eczema; gripe e febre.

Contra-indicações/Toxicidade: Não há sinais de mutagenicidade (Kennelly, 1985 a;1985b). Lang e Mengs (1976 a,b) não encontraram sintomas tóxicos em ratos inoculados com Echinacia. A LD50 para ratos foi determinada em 1,25 g, representando 50 mL de Echinacea/Kg. Mengs (1985) observou que Echinacea não causava efeitos adversos mesmo após dosagens sucessivas superiores a 8,0 mL/Kg.

Posologia: Recomendam-se cápsulas de 100 a 300 mg, 2 a 4 vezes ao dia ou conforme critério médico. Para resfriados e infecções ativas, tomar 3 cápsulas 3 vezes ao dia por 3 dias. Parar o tratamento durante 3 dias e repetir. A Echinacea parece funcionar melhor se administrada durante dez dias, seguida de descanso.

Fontre: Echinacea- The Immune Herb, Christopher Hobbs, L.Ac. Editora Botanica Press, Santa Cruz, Califórnia, EUA. 1990.

Nenhum comentário:

Postar um comentário