Pesquisar este blog

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013




 Laminaria japonica

Sempre que se fala em algas marinhas, a tendência da maioria dos profissionais, ligados directa ou indirectamente às variadas áreas de saúde, é a de acabarem incorrendo no lugar comum, da velha retórica do seu conteúdo em iodo, sua relação com a tiróide e o emagrecimento.
Consideramos, no entanto que, tal perfil de abordagem, no momento em que intentamos introduzir os atributos do Laminaria japonica, tratar-se-ia, esta forma de citação do produto, de uma injusta subestimação de suas relevantes virtudes, relegando esta alga à condição de "mais um" dos produtos que invadem o mercado dos produtos  para perda de peso.
Para melhor aquilatar as qualidades dessa alga marinha, basta rememorarmos, por exemplo, a origem marinha de nosso organismo:
Ele necessita, para seu funcionamento pleno, basicamente, do vasto repertório de minerais, da complexa composição da água do mar.
Muitos minerais, especialmente oligoelementos fundamentais para o ajuste fino da engrenagem metabólica, são particularmente abundantes no mar e, em contrapartida, crescentemente carentes no solo.
Como forma de avaliarmos o alcance desse benefício proporcionado pelo recurso da suplementação nutricional com esta alga, (Laminaria japonica )detém, nada menos que a posse de 30 desses minerais de extrema importância em nosso metabolismo.
Basta citarmos, que o nível de suficiência média desses micro-elementos  depende do solo onde é produzido, podendo uma deficiência de componentes de cerca de 60%!
De um lado, pela sua suficiência mineral, tanto no aspecto da plenitude em questão da dosagem, quanto, também, no tocante ao repertório, bem ao nível das reais necessidades de nosso organismo.
Mas, o maior destaque da Laminaria japonica , fundamenta-se nos seguintes pontos extraordinariamente estratégicos:
1) As proporções biologicamente balanceadas, entre os diversos micro-elementos que comparecem em sua composição.
2) As potencializações sinérgicas, bem como as conciliações das incompatibilidades mútuas (que muitos desses micro-elementos  normalmente apresentariam entre si, numa condição artificial de formulação), em razão, justamente, de sua origem biológica.
 3) A alta biodisponibilidade e direccionamento funcional desses micro-elementos, devido aos seus modelos de veiculação em forma de quelatos.
4) O sinergismo desse aporte mineral de alta digestibilidade, metabolicamente proporcional, equilibrado, coeso, biodisponível biodirecionado, etc., com um farto suprimento, também, de vitaminas do complexo B (inclusive B12), além de aminoácidos, enzimas, mucilagens e ácido algínico, componentes últimos esses, que atribuem ao Laminaria japonica, propriedades muito próprias.
Segundo Dr. Kilmer McCully, referindo a um trabalho publicado no ano 2.000, nos Estados Unidos, somente após quase 30 anos de incubação ,é que dá conta de que a génese das doenças degenerativas, em especial a questão da arteriosclerose, basicamente deriva da problemática das calorias vazias e, o distúrbio a elas associado, da homocisteinemia, antes mesmo que da própria etiologia mais popularizada e unanimemente aceita nos meios médicos, através dos altos níveis sanguíneos de colesterol, como a causa central da arteriosclerose.
Come-se muito, consequentemente, alto aporte calórico, porém, em contrapartida, com baixo suprimento de vitaminas e minerais, acabando por desaguar num processamento metabólico deficiente, anómalo  resultando nas diversas doenças degenerativas e, na obesidade. Basicamente, ocorre uma malformação metabólica do consumo calórico, em seu processamento pelo nosso organismo, pela falta de catalisadores para a infinidade de reacções enzimáticas envolvidas na bioquímica celular dos diversos tecidos de nosso corpo.
A Laminaria japonica contribui com a regularização do trânsito intestinal, aumenta a diurese, dá protecção às membranas mucosas, promove cicatrização mais eficiente, desintoxica o organismo expulsando, especialmente os metais pesados; combate o câncer; protege-nos contra radiações.
e promove ainda, a saúde e eficiência de funcionamento da tireóide, em função de seu conteúdo em iodo, favorecendo, assim, o processo de emagrecimento, pela otimização do metabolismo da gordura, das proteínas e dos carboidratos.
Sua suplementação é contra-indicada para pessoas portadoras ou com propensão ao hipertireoidismo.

EXEMPLO DE FÓRMULAS:
 
·         Lecitina de soja
·         Spirulina

Tomar duas cápsulas 3 vezes ao dia, 30 minutos antes das principais refeições

·         Chitosan + Vitamina C

Tomar duas cápsulas 3 vezes ao dia, 30 minutos antes das
principais refeições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário