Pesquisar este blog

terça-feira, 30 de abril de 2013

Cristaloterapia






Os cristais são usados basicamente para amplificar e equilibrar as energias da pessoa que os está utilizando. A forma mais prática para despertar as energias dos cristais é colocar na mente uma intenção clara e simples, enquanto os segura ou olha para eles. Com isto em mente, os diversos cristais e pedras podem ser utilizados para cura (física, emocional, mental, espiritual), protecção, equilíbrio, expansão, manifestação e meditação. Em alguns casos, podem ser colocados sobre partes específicas do corpo, principalmente sobre os chakras.

Os principais usos dos cristais são:

 - Cristal Pessoal: Seleccione um cristal de terminação única (ponta) para ser seu cristal pessoal, aquele que você carrega consigo todo o tempo, usa em meditações, coloca à noite sobre sua mesa-de-cabeceira ou em baixo do travesseiro e que seria como o seu amigo mais íntimo e confidente. Para carregá-lo use um saquinho de couro, algodão, seda ou veludo.

 - Cristais para Cura e Remédios: Seleccione alguns cristais especificamente para este fim. Não use o seu cristal pessoal em outras pessoas, pois ele estará carregado com sua própria energia. Use os cristais de cura para equilibrar os chakras de uma outra pessoa, para aliviar dores ou energizar.
trabalhar.

Pode-se ainda fazer remédios (elixires) com os cristais e pedras preciosas, energizando a água com eles, colocando-os em vidros com óleos de massagem, cremes hidratantes, colírios, etc.

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Alimentos que curam

 


Além de fornecer energia e nutrientes para o organismo, vários alimentos têm propriedades terapêuticas valiosas e devem ser incluídos nas dietas.
*Abacate - Facilita a digestão e o seu consumo constante e prolongado combate o reumatismo e o ácido úrico. A monodieta do abacate por 2 a 3 dias é útil no combate aos cálculos da vesícula biliar e às úlceras gastroduodenais.
*Abacaxi - Tem acção depurativa e diurética. Usado fora das refeições diminui o excesso de acidez no estômago. A monodieta semanal de abacaxi é de grande utilidade no combate a qualquer tipo de pedra nos rins, contra o catarro nos brônquios e contra a obesidade (quando existe muita retenção de líquidos).
*Abóbora - Atua controlando o nível de glicose no diabetes, o colesterol e a gordura no sangue. Ajuda na evacuação e as sementes são eficazes contra a solitária. Aplicada sobre a pele, a abóbora tem acção emoliente e é útil no tratamento de queimaduras.
*Acelga - Crua é útil contra a anemia e combate a asma, o diabetes, a diarreia e o acúmulo de bile na vesícula biliar. Cozida, serve para a cistite aguda. Em cataplasma quente sobre a pele é analgésica, anti-inflamatória nos casos de contusões, abscessos e queimaduras agudas (neste caso, aplicar já fria).
*Agrião - Cru tem efeito tônico nos brônquios e pulmões, além de ser útil contra faringite e processos infecciosos da boca e garganta. Cozido tem acção estomacal tónica e depurativa. O sumo do agrião é útil contra a anemia, o escorbuto, a tuberculose, a pneumonia e as bronquites em geral, inclusive a dos fumantes; também é indicado para a febre persistente e a icterícia.
*Alcachofra - Estimulante do fígado e dos rins, é depurativa do sangue e combate o reumatismo, o ácido úrico e a arteriosclerose.
*Alface - Tem efeito diurético, calmante e depurativo. Abre o apetite e estimula as funções digestivas e excretoras.
*Alho - Comido como alimento, tem acção depurativa, diurética e digestiva. É um antibiótico natural (alicina), vermífugo e anticoagulante. Previne as tromboses, purifica as mucosas e evita a formação de catarro. Também tem efeito contra o excesso de ácido úrico, o reumatismo, a pressão alta e a arteriosclerose. Esses efeitos são obtidos com o consumo de dois a três dentes de alho diariamente.
*Ameixa fresca - Comida em abundância, é útil no resfriado, nas afecções dos brônquios e na asma.
*Amendoim - Tem acção tónica e afrodisíaca.
*Amora - Tem acção diurética, laxativa e expectorante. Também é emoliente e adstringente.
*Arroz integral - Um dos mais importantes alimentos da medicina natural. Tem acção depurativa dada a presença de albuminas desintoxicantes. Seu uso constante na alimentação torna o organismo mais purificado e saudável. É útil para as carências vitamínicas do complexo B, dada a sua grande quantidade de vitamina B1, B2, B6. o caldo de arroz integral cru é útil contra a diarreia.
*Aveia - É um alimento tônico devido à presença de manganês e tem acção medicinal contra o reumatismo, a gota e problemas inflamatórios das vias urinárias.
*Azeitona - A azeitona preta tem efeito laxante, e a verde é adstringente, com tendência a prender os intestinos. Ambas têm leve efeito contra a mucosidade excessiva dos pulmões e brônquios. O azeite de oliva é laxativo e útil em queimaduras.
*Banana - Útil para regular os intestinos nos casos de diarreia.
*Batata - O cataplasma da batata crua ralada é bom para as picadas de insectos e irritações cutâneas.
*Berinjela - O suco fresco é útil como diurético e desobstruente das vias biliares.
*Beterraba - O sumo cru é anti-anêmico e fortificante. Por ser muito rica em magnésio, é útil em casos de infecções crónicas. Contem uma substância chamada betaína, que possui acção eficaz contra tumores. Tem boa aplicação no câncer (sumo puro de beterraba crua quatro a cinco vezes ao dia).
*Brócolos - Indicados contra infecções localizadas; laxativos, emolientes, tônicos e ajudam a combater a anemia.
*Caju - Devido a sua acção adstringente, combate as diarreias crónicas e agudas. É tonificante e tem acção eficaz no diabetes e em todos os tipos de catarro. É tido também como afrodisíaco.
*Caqui - Combate a anemia, falta de vitaminas A e B, obesidade, diabetes e gota. A polpa tem efeito laxante.
*Cebola - É considerada um poderoso remédio, cuja acção depurativa permite ao organismo manter-se forte e saudável. Seu uso constante, de preferência crua, na salada, combate a anemia, tosse, doenças catarrais das vias respiratórias, problemas do estômago, fígado e rins, além de possuir acção vermífuga e anti-séptica. Tem a fama de conferir longevidade e força física.
*Cenoura - Crua, é útil no combate a problemas dos olhos, pele, cabelos, ossos, fígados e bexiga.
*Coco - A polpa do coco verde ou seco tem acção vermífuga e anti-diarréica. A água do coco verde é reguladora dos intestinos, vermífuga e é usada para tratar e prevenir a desidratação.
*Confrei - Tem excelentes efeitos medicinais como chá e como alimento. Em muitos países orientais é usado habitualmente como salada. Combate a asma, a alegria, icterícia, prisão de ventre, a úlcera gástrica e duodenal, o excesso de ácido do estômago, a anemia, várias doenças de pele e desnutrição. A melhor forma de uso é como salada crua.
*Couve - O consumo combate a anemia, o escorbuto e o bócio (papeira) devido a seu elevado teor de ferro, vitamina C e iodo. Combate às úlceras gástricas e duodenais por sua acção cicatrizante de contacto e, também, as úlceras externas (neste caso, aplicando o sumo ou as folhas batidas). Tem efeito sobre o mau funcionamento da vesícula biliar, cálculos renais e hemorróidas. De preferência deve-se usar o sumo, ou comê-la crua em salada. O mesmo sumo aplicado nos cabelos, diariamente, em fricções vigorosas, é útil no combate à queda do cabelo e seborreia.
*Damasco - Fortalece os dentes, as unhas e os cabelos. Também é útil na anemia por falta de ferro e na cirrose do fígado.
*Dente-de-leão - Tem acção semelhante ao confrei. No Brasil, apenas em algumas regiões e em certos grupos indígenas é usado como alimento. No entanto, goza de boa fama quanto ao seu uso medicinal como chá. Tem acção principalmente tónica e é útil no combate à anemia e às fraquezas em geral.
*Ervilha - Bom auxiliar no tratamento do diabetes e nos problemas digestivos ligados ao pâncreas.
*Espinafre - Tem efeito regulador sobre o aparelho digestivo e evita a prisão de ventre. Ajuda a combater a obesidade e é muito útil contra a anemia.
*Figo - Cozido com leite é um bom remédio para úlceras gástricas, inflamações da boca e da laringe, tosse e bronquite. É um bom laxante, e comido cru, em jejum, tem acção vermífuga.
*Goiaba - Como alimento, é indicada para tratar as úlceras duodenais e as diarreias.
*Laranja - Sua acção é depurativa. Limpa o organismo e o desintoxica, favorecendo a digestão de alimentos gordurosos. Muito usada na forma de suco, a laranja combate gengivite, reumatismo, ácido úrico, gota, diabetes, obesidade, pressão alta, fraqueza orgânica e febre, além de ser cicatrizante.
*Lentilha - É rica em cálcio e combate a anemia. Recomendada para as gestantes.
*Limão - Tem efeito semelhante ao da laranja, porém marcadamente mais acentuado enquanto depurativo. É um excelente recurso em medicina natural. O uso de certa quantidade diária do sumo puro do limão em jejum ou quantidades crescentes (somando um limão diariamente, até chegar a dez, e diminuindo depois um por dia) tem acção eficaz no tratamento de doenças graves, nas quais, por falta de energia, o paciente não tem mais forças para sair do leito. É adstringente, anti-séptico, anti-inflamatório, sudorífero e anti- pirético. Combate arteriosclerose, diabetes, pressão alta, obesidade, reumatismo em geral, catarro respiratório, asma, bronquite, amigdalite, rinites, febres e inflamações dos olhos.
*Maçã - É um alimento tónico. Ajuda a digestão, combate a anemia e a formação de úlceras do estômago. Combate a diarreia, principalmente infantil, devido à sua acção adstringente. O sumo da maçã tem acção anti- pirético.
*Mamão - É um poderoso regulador das funções intestinais. A presença da papaína garante a boa digestão das proteínas e das gorduras. O uso constante combate a arteriosclerose. A monodieta mensal de 3 dias é útil para tratar e evitar a formação de pedras na vesícula. Deve-se, no entanto, evitar o mamão papaia, e usar o mamão amarelo, vermelho e grande. As sementes de mamão têm vermífuga se forem comidas na quantidade de 1 colher (de sopa) por dia, sem mastigar.
*Mandioca - A farinha tem efeito sobre a diarreia e o cataplasma quente aplicado sobre abcessos ajuda a dissolvê-los. É contra-indicada na prisão de ventre, gases e nos casos de bócio.
*Melancia - Trata-se de uma grande diurético quando usado como alimento ou na forma de chá, feito com a polpa. É útil nos casos de doenças da próstata, gonorreia e sífilis e faz bem para o fígado e intestinos. Por ser indigesta, deve-se evitar engolir a sobra final da mastigação da polpa. O sumo coado tem acção mais eficaz.
Manga - Tem acção diurética e é estimulante da produção de leite. Também é útil contra bronquites, tosses e catarros. A amêndoa do caroço tem acção vermífuga.
*Melão - É diurético e ajuda a eliminar excesso de líquidos orgânicos. Como monodieta de 1 dia por semana ajuda a regular os hormónios e, portanto, serve como tratamento para desequilíbrios menstruais, tendência ao aborto e diversos problemas ligados aos distúrbios hormonais. Possui também acção depurativa e estimulante e é empregado no combate a problemas do fígado, rins e na eliminação de cálculos renais.
*Milho - Tem acção tónica e fortificante.
*Morango - É um bom mineralizante, empregado em casos de convalescenças, doenças degenerativas, reumatismo, cálculos renais, bronquite, pressão alta, anemia, ácido úrico e colesterol. É também diurético e vermífugo.
*Nabo comprido - Muito usado pelos povos orientais, é considerado um alimento que mantém a saúde e o vigor do corpo, conferindo longevidade. Sua acção medicinal é basicamente diurética, tónica e mineralizante. É útil no tratamento da obesidade, problemas dos olhos, colesterol, reumatismo, pressão alta, pressão baixa e anemia. O chá e o banho de assento, das folhas, são excelentes para os problemas genitais, como corrimentos vaginais, cólicas menstruais, menstruação irregular, fibromas uterinos, cistos de ovários, inflamações da vagina, útero, trompas, ovários, prostatismo, tumores da próstata, hemorróidas, pólipos, fistulas e a maioria das doenças do períneo.
*Nozes - É um alimento tônico e fortificante, útil no reumatismo e no excesso de ácido úrico.
*Pepino - É diurético e tonificante do fígado e dos rins. Fortalece os cabelos, unhas e pele, e combate à inflamação dos olhos. É um bom estimulante do apetite quando usado antes das refeições.
*Pêra - É indicada como alimento para pessoas convalescentes. Possui acção depurativa e diurética moderada.
*Pêssego - É um bom purificante dos rins e da bexiga. É também estimulante, laxativo e diurético.
*Quiabo - Por ser rico em ferro, é indicado para gestantes. Seu uso é recomendado nas inflamações intestinais e problemas dos rins e bexiga.
*Rabanete - É diurético e ajuda a normalizar as funções dos rins e a digestão, além de purificar o sangue e eliminar o catarro das vias respiratórias.
*Repolho - Empregado nas doenças neurológicas e nevralgias. Muito útil contra as náuseas da gravidez e a distrofia muscular. O sumo fresco aplicado nos cabelos é bom para eliminar a seborreia.
*Romã - É uma fruta com efeito adstringentes. Age também como diurético e depurativo, e é indicada nos casos de diarreia.
*Salsa - Devido à grande quantidade de magnésio, é muito eficaz para todos os casos de infecções e inflamações causadas por bactérias, vírus ou fungos. Também tem acção diurética, depurativa e tónica. Ajuda a tratar problemas do fígado, disfunções uterinas e impotência. O sumo fresco tem acção cicatrizante e é famoso seu emprego nas hemorragias nasais.
*Uva - A uva comum tem fama de ser diurética e purificante do sangue, ajudando a eliminar o excesso de toxinas, ácido úrico, colesterol, etc. É um bom alcalinizante do sangue, ajudando a restabelecer o equilíbrio do PH sanguíneo. Também é útil no combate à acidez estomacal.
*Vagem - É um alimento tonificante, usado nas convalescenças e nos estados de fraqueza.

domingo, 28 de abril de 2013

Elementos básicos da alimentação


O segredo de uma dieta saudável, segundo os nutricionistas, está na variedade e no equilíbrio dos alimentos.
  • Gordura. Uma dieta saudável deve incluir óleos monoinsaturados e polinsaturados, como azeite de oliva, óleo de semente de girassol e de milho. Óleos extraídos a frio são preferíveis porque geralmente são usados produtos químicos no caso dos óleos processados a quente. Óleos vegetais contêm vitamina E e ácidos gordos (vitamina F), e devem ser usados em lugar de margarina, manteiga, banha e gordura animais saturadas.
  • Cereais integrais (arroz integral, centeio, trigo integral, soja, etc.) e seus derivados (farinhas, macarrão, etc.). Ricos em carbohidratos e fibras, os cereais integrais têm baixo teor de gordura e, quando combinados com leguminosas, fornecem valiosas proteínas. Os pratos feitos com eles satisfazem mais e têm menos calorias que as comidas que utilizam os cereais refinados, como a farinha branca, o arroz branco, etc.
  • Leguminosas (ervilha seca, lentilhas, feijões, favas, etc.). Têm alto teor de carbohidratos e fibras, com baixo teor de gordura. Boa fonte de vitamina B e minerais, podem ser usadas em sopas, saladas e para acompanhar cereais, substituindo a carne.
  • Frutas e hortaliças frescas. Contêm fibras e são nossa principal fonte de vitamina C; ricas também em minerais, muitas têm ainda caroteno, que o organismo transforma em vitamina A.
  • Produtos de origem animal (frango e ovo "caipiras", ou seja, não de granja, onde os animais são muitas vezes alimentados com hormónios; carne, peixe, leite e laticínios provenientes de animais criados em solo sem fertilizantes químicos). Os produtos animais contêm proteínas e fornecem vitaminas do complexo B; carne e leite integral têm mais gordura que aves, peixes e leite desnatado. Carne, peixes e ovos fornecem ferro; leite e seus derivados, como queijos e iogurtes, fornecem cálcio.
  • Frutos secos e sementes (amendoim, castanha de caju, nozes, sementes de gergelim, girassol, papoula, etc.). Contêm fibras e óleos polinsaturados; boa fonte de proteínas quando combinados com leguminosas, fornecem vitaminas do complexo B, vitamina E, além de minerais.
  • Adoçantes. Adoçantes naturais incluem frutas secas, extracto de malte, mel melado, açúcar mascavo. As frutas secas fornecem vitaminas A e C, além de minerais; mel e melado podem substituir o açúcar refinado, mas devem ser usados com moderação, como as frutas secas, pois tem muitas calorias.

sábado, 27 de abril de 2013

Geoterapia





A cura pela terra

É da terra que retiramos nosso alimento, nossa água, nossa energia vital. Nas palavras do chefe índio Seattle, de nação Sioux, "tudo quanto fere a terra, fere também os filhos da terra".
 Como ciência do uso da terra, a geoterapia é sem dúvida uma das mais importantes técnicas terapêuticas da medicina natural. Está presente nos mais antigos tratados de cura popular e constitui uma técnica bastante difundida entre curandeiros e médicos famosos.
 Hipócrates (c. 460-c, 377 a.C.), médico grego considerado o "Pai da Medicina", frequentemente utilizava a argila em seus tratamentos e ensinava seus discípulos como usá-la de maneira adequada. Encontramos essa prática mencionada na obra de médicos célebres como Avicena (980-1037), Averrois (1126-98) e Galeno (c. 131-c 201) além de cientistas e filósofos como Plínio (c.23-79 d. C), Aristóteles (384-322 a. C) e, mais recentemente, o Mahatma Gandhi, grande admirador dos efeitos curativos da terra. Hoje raramente encontramos uma clínica naturalista que não utilize a argila, sozinha ou associada a outros elementos.

Usos e costumes antigos

 Os antigos egípcios utilizavam a argila como um dos componentes no embalsamamento das múmias e para a preservação de alimentos de origem animal. Na América, alguns grupos indígenas tinham por tradição "enterrar"seus doentes, que eram colocados de corpo inteiro, na posição vertical, dentro de um buraco cavado na terra. Apenas a cabeça era deixada para o lado de fora, e o doente permanecia assim, em contacto com a terra, durante muitas horas. Esse tipo de tratamento era aplicado aos doentes terminais, à beira da morte.
 Durante os ataques que sofreram dos Estados Unidos, os vietnamitas e coreanos empregaram o banho de argila para tratar queimaduras sérias, inclusive as provocadas por napalm. Ainda hoje no Japão a argila é utilizada para conservar, às vezes por vários anos, ovos e alimentos de procedência animal.

O homem e a terra

 Universalmente, a terra é a matriz que concebe as fontes, os minerais, os metais. Da terra retiramos o nosso alimento, a nossa água - dela depende a nossa vida. Nada mais natural, então, do que utilizá-la como remédio.
 Em filmes documentários, frequentemente observamos cenas em que animais selvagens se untam de lama ou permanecem muito tempo mergulhados no lodo húmidos. Mesmo o nosso cão doméstico não dispensa seus "banhos de lama" sempre que tem oportunidade. Por instinto, os animais percebem a capacidade que a argila possui de manter seus corpos mais sadios e de livrá-los de energias malsãs.
 A saúde e o bem-estar só podem existir quando o homem vive em harmonia com a terra em que habita, o que equivale a dizer que ele deve estar sempre em harmonia com as leis da natureza. Não podemos esquecer que a terra possui tudo o que necessitamos: sua utilização como medicamento é a mais natural das medicinas

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Alimentação
O pilar da medicina natural


Se o alimento é puro, a mente também será pura; se a mente é pura, o espírito será também (Antiga máxima da sabedoria hindu.)
 Tudo o que usamos como alimento passa a fazer parte do nosso organismo - dos ossos, do sangue, dos tecidos, da essência mais subtil de nosso metabolismo bioquímico. A alimentação tem acção directa sobre o nosso humor, temperamento, impulso e pensamentos.
 É por esse motivo que devemos nos preocupar com os alimentos que ingerimos diariamente: eles determinam a qualidade de nossa vida como um todo e da nossa saúde e particular. Existem diversos sistemas de alimentação e cada um deles exerce um tipo de influência sobre o organismo.

Uma dieta saudável

 Cresce em todo o mundo o interesse por uma alimentação equilibrada, saudável, mas muita gente ainda se sente um tanto confusa em relação ao assunto: quais os alimentos que devem fazer parte dessa dieta?
 Na verdade, trata-se simplesmente de preferir os alimentos integrais produzidos de modo natural, aos quais nada foi acrescentado (sob a forma de aditivos) e dos quais nada foi retirado (como acontece com os produtos "refinados"). Fazem parte desses alimentos os cereais integrais, os frutos secos (nozes, amêndoas, amendoim, etc.) e sementes (de gergelim, abóbora, etc.), as frutas e hortaliças frescas, e, ainda, a carne e os laticínios provenientes de animais criados o mais naturalmente possível. Os alimentos naturais e integrais também incluem produtos derivados que não contêm aditivos, como o pão integral, por exemplo.

O mais natural possível

 Idealmente, os alimentos integrais devem ser aqueles cultivados ou criados de forma orgânica, isto é, livres de fertilizantes químicos, antibióticos, hormónios ou outras drogas usadas comumente pela indústria de produção de alimentos. Essa condição, fundamental para a qualidade e pureza dos alimentos, é uma preocupação natural, que está voltada basicamente para a alimentação orgânica.
 Em muitos países, e nos Estados Unidos em particular, a opinião pública tem sido cada vez mais mobilizada a esse respeito. Nos últimos anos tem crescido bastante a quantidade de lojas e entrepostos de alimentos orgânicos na América e na Europa, e já se podem encontrar tais produtos nos supermercados comuns, sob a fiscalização de órgãos do governo. E graças ao desenvolvimento da agricultura biológica ou natural, que evita a aplicação de adubos sintéticos e de defensivos agrícolas no combate às pragas, também cresceu, obviamente, a produção de alimentos orgânicos

quinta-feira, 25 de abril de 2013

ÓLEOS ESSENCIAIS CASEIROS



Aroma Revigorante

3 colheres de sopa de água mineral
3 colheres de sopa de vodka
16 gotas de óleo essencial de alecrim
10 gotas de óleo essencial de pinheiro
5 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta

Junte todos os ingredientes num recipiente de vidro ou de plástico esterilizado. Tape e agite bem.
Depois de alguns dias de repouso estará pronto para ser utilizado, de preferência em divisões que requerem boas energias.

Aroma Relaxante

2 colheres de sopa de água mineral
2 colheres de sopa de vodka
10 gotas de óleo essencial de lavanda
10 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta

Junte todos os ingredientes num recipiente de vidro e agite bem, até conseguir uma mistura homogénea. Deixe o aroma repousar durante alguns dias.
Esta fragrância é perfeita para aliviar ambientes tensos, tornando-os mais relaxados.

Aroma Refrescante

3 colheres de sopa de água mineral
3 colheres de sopa de vodka
10 gotas de óleo essencial de limão
10 gotas de óleo essencial de laranja
10 gotas de óleo essencial de bergamota
4 gotas de óleo essencial de ylang ylang

Junte todos os ingredientes num recipiente de vidro e agite bem, até conseguir uma mistura homogénea.
 Deixe a fragrância repousar durante alguns dias antes de utilizar.
Este aroma é perfeito para refrescar qualquer divisão, eliminando odores desagradáveis.

Aroma Noites Tranquilas 

3 colheres de sopa de água mineral
3 colheres de sopa de vodka
10 gotas de óleo essencial de lavanda
10 gotas de óleo essencial de bergamota
10 gotas de óleo essencial de salva

Junte todos os ingredientes num recipiente de vidro e agite bem, até conseguir uma mistura homogénea.
Depois de a fragrância ter repousado durante alguns dias, utilize-a no quarto de dormir, para noites bem dormidas e sonhos cor-de-rosa.

Água de Lavanda

3 copos de água mineral
3 colheres de sopa de vodka
30 gotas de óleo essencial de lavanda

Junte todos os ingredientes num frasco de vidro ou de plástico esterilizado. Tape e agite bem.
Deixe o aroma “amadurecer” durante alguns dias.
Uma vez pronto para utilizar, pode aplicar esta fragrância no ferro de engomar, na hora de passar linhos e camisas.
 Esta água de lavanda é ainda ideal para pulverizar a roupa enquanto seca no estendal ou os lençóis enquanto faz a cama de lavado

Lenços humedecidos

-150 ml de álcool de cereais
- 30 ml de água destilada
- 4 ml de essência de menta
- 2 ml de essência de erva-doce
- 1 g de ácido cítrico
- 1 retalho de algodão
- 1 pote de vidro com
Modo de fazer:
Antes de mais nada, você deve ter alguns cuidados no manuseio e nas essências a serem escolhidas. Assim como é importante o uso das luvas para evitar a contaminação dos lenços.  

Primeiro, misture os ingredientes:

Álcool de cereais,
Água destilada,
Essência de erva -doce e de menta (menta para refrescar e a de erva-doce vai dar o perfume que queremos para nossos lenços).  

A mistura vai ficar um pouco quente na hora, o que é normal. É só deixar arrefecer.
Depois, coloque o ácido cítrico (vai agir como conservante) e mexa bastante até diluir por completo.
Pegue nos lenços de papel (não é necessário abrir o lenço por que pode rasgar ao retirar da mistura) e mergulhe-os dobrados no líquido, um a um, com cuidado, e deixe de molho por 4h.  
Passado esse período, retire os lenços da mistura e coloque em cima do pano de algodão.  
Separe um do outro para que o tecido de algodão absorva bem o álcool e a água dos lenços.  
Deixe assim por 2h, indo virando o lenço para ele absorver os dois lados igualmente.  
Depois de duas horas, eles estão prontos para ser guardados. 
Dobre cada um dos lenços ao meio ainda húmidos e corte as laterais. 
Guarde em um recipiente e conserve-o com tampa.  

Validade: até 45 dias. 


quarta-feira, 24 de abril de 2013

Máscara Rejuvenscedora




Esta mascara vai ajudar a inibir o envelhecimento precoce das células,  tornando a pele mais hidratada e suave ao toque, evitando o surgimento de rugas e marcas de expressão.

Ingredientes:

  • 1 colher (sopa) de gel de aloé Vera
  • 1 colher (sopa) de mel
  • 2 colheres (sopa) de iogurte natural
  • 2 colheres (sopa) de argila verde em pó

Preparação:

Misture todos os recipientes em uma tigela até obter uma pasta cremosa.

Posologia

Aplique a máscara sobre a pele e deixe agir por pelo menos 30 minutos.
Enxagúe com água fria, utilizando um sabonete adequado para o seu tipo de pele.
Passe um creme hidratante para o rosto (pode ser o seu creme habitual)
 Repetir a operação 2 vezes por semana.

terça-feira, 23 de abril de 2013

Autodiagnóstico



 
 

A linguagem do corpo

Aprenda a observar os sinais transmitidos por seu corpo. Eles revelam como está a sua saúde física e emocional.
 Pouco a pouco, o homem moderno foi perdendo a capacidade de conhecer o próprio organismo, desenvolvendo uma dependência cada vez maior da vida em sociedade, logo quando adoece não sabe porque razão adoeceu, nem como livrar-se, por si próprio, dos seus problemas.
É então aqui que entra o autodiagnóstico, devolvendo ao homem o poder perdido do autoconhecimento.
O autodiagnóstico é uma técnica de avaliação que fazemos de nós mesmos para compreendermos melhor nossa saúde e as condições gerais de equilíbrio, utilizando para isso sinais simples e facilmente verificáveis:
Desenvolver uma rotina,
Disciplina diária de auto-observação dos sinais e das condições apresentadas pelo organismo,
Aprender a reconhecer os resultados de hábitos e costumes que prejudicam nossa disposição geral para que possamos modificá-los,
Estabelecer hábitos mais saudáveis
Um alegre despertar

 Os primeiros momentos do dia, quando acordamos e sentimos nosso estado geral, são muito importantes para avaliarmos nossa saúde. O estado de disposição no momento de despertar marca a nossa condição global. O ideal é acordarmos com a sensação de termos recuperado bem as energias durante o sono. Um espreguiçar vigoroso, o corpo leve, vibrátil, percorrido por ondas de bem-estar e de prazer são indícios de que estamos bem.

Estar bem é levantar da cama com vontade de vivenciar tudo aquilo que o dia nos reserva, sem maiores preocupações com os problemas que temos para resolver.

Um despertar radiante, pleno de vida, com olhar vivo, com o corpo relaxado e a mente cheia de gratidão pela vida são marcas de uma saúde excelente.

 A maioria das pessoas, ao contrário, acorda cansada, deprimida, cheia de dores pelo corpo. A sensação é de irritação, energia baixa, desinteresse e desmotivação pela vida.

Muitos acordam com vontade de continuar na cama; outros, com a sensação de não terem dormindo.

Tudo isso é sinal de má saúde, de que algo não vai bem com o organismo

domingo, 21 de abril de 2013

Banho Saudável
  
Aqueça a água da banheira; a água morna é relaxante e sedativa e a quente, tonificante.

Como o óleo aromático puro não se emulsiona na água, dissolva 6 a 10 gotas de óleo aromático ( utilize de 3 a 5 gotas no início do tratamento) em óleo vegetal ou mel.

Adicione este conteúdo na água da banheira cheia.

Mexa delicadamente a água espalhando o óleo na mesma durante todo o banho.

Coloque uma música relaxante e um bom incenso com musica suave e, RELAXE e APROVEITE!

Ao sair do banho, você estará com uma fina película de óleo perfumado sobre o corpo, caso você queira, pode retirá-la com um sabonete líquido neutro.

sábado, 20 de abril de 2013

JEJUM

O jejum é um dos recursos mais valiosos na desintoxicação geral do organismo, sendo praticado inclusive pelas religiões a fim de purificar o corpo. Seu princípio é o de que o organismo, no que tange a alimentação, gasta sua energia com 2 funções básicas:

Assimilação (50%) e desassimilação (50%). Quando paramos de ingerir alimentos (assimilação), naturalmente o metabolismo direcciona todas as suas energias (100%) no processo de desassimilação, retirando as toxinas e os despojos cadavéricos (carne) alojados no corpo, harmonizando profundamente a actividade orgânica.

Cuidados:
 O jejum deve ser realizado tomando-se alguns cuidados. Se for realizar um jejum prolongado (superior a 2 dias), procure obrigatoriamente orientação médica; pessoas que estão enfermas ou que apresentam anemia ou o peso muito abaixo do ideal não devem jejuar.

Técnica:
Ao se decidir fazer um jejum, siga estes passos:

1. Marque uma data precisa (de preferência num fim de semana)

2. Na semana antecedente, diminua gradualmente o volume de alimentos ingeridos, para que o organismo vá se acostumando.

3. Elimine o café, doces, refrigerantes, álcool, enfim, tudo aquilo que produza irritação.

4. Nos 2 dias de jejum, ingerir apenas água e ficar em repouso, inclusive mental (não procurar ler ou assistir muita televisão).

5. Aproveite o jejum para entrar em contacto com você mesmo.

6. Ao voltar a se alimentar (3º dia), jamais comer apressadamente e em grande quantidade, pois o organismo não esta ainda adaptado; o correto é comer pausadamente algumas frutas no desjejum e, no almoço, comer verduras, leguminosas e um pouco de pão ou algum cereal; no jantar, repetir o almoço. No dia subsequente, voltar a alimentar-se regradamente, procurando observar quais os alimentos que são indesejáveis e/ou prejudiciais ao organismo.

7. Fazer um jejum a cada 12 meses, pelo menos.

8. O organismo agradece.

sexta-feira, 19 de abril de 2013

23 Principais óleos essenciais

 

Os óleos aromáticos podem ser misturados entre si para maior eficiência, porém muito cuidado deve ser tomado com misturas; oriente-se com um profissional da área. Alguns óleos, no caso de sobredosagem podem provocar efeitos colaterais, deste modo, observe as quantidades prescritas no receituário.

1. ALECRIM - Rosmarinus officinalis

Essência Yang derivada das folhas e flores da planta, com propriedades estimulante, ativador da memória e nervos, tônico cardíaco, hipertensor , hepático, antiséptico, antiespasmódico, analgésico e adstringente.
Aplicações:
Esgotamento mental, desânimo, histeria, palpitações, hipotensãoarterial, hepatite, cirrose hepática, distúrbios intestinais, asma, bronquite, tuberculose, dores reumáticas e musculares, gota, reumatismo, arteriosclerose.
Obs.: Não utilizar durante a gravidez.

2. BERGAMOTA - Citrus Bergamia

Essência Yin proveniente da casca de frutas, possuindo propriedades expectorante, digestiva, carminativa, vermífuga, antiespasmódica, analgésica e refrescante.
Aplicações:
Amigdalite, bronquite, faringite, cólicas intestinais, gases, indigestão, verminose, cistite, gonorréia, leucorréia, desodorante, antidepressivo, sedativo.

3. CAMOMILA AMARELA - Anthemis nobilis

Essência Yin extraída de flores com propriedades excelente agente antinflamatório e analgésico, diurético, antiespasmódico, sedativo.
Aplicações:
 Inflamações nos olhos, dores de cabeça, dente e ouvido, digestão difícil, cólicas estomacais e intestinais, gases, vômitos, cólicas menstruais, infecção, icterícia, cálculos renais, nervosismo, depressão, estafa, insônia.

Obs.: É um remédio excelente para crianças, por sua baixa toxidade e sua ação sedativa e antinflamatória, e como óleo para a higiene diária do bebê.

4. CÂNFORA - Cinnamomum camphora

Essência Yin extraída da madeira de árvores, com aplicações estimulante cardíaco, distúrbios respiratórios, febre, pneumonia, reumatismo, feridas, queimaduras, inflamações, acne, abscessos, contusões, pancadas, pés doloridos e pernas cansadas, antidepressivo e tranquilizante.

Obs.: Não utilizar na gravidez, epilepsia e em peles sensíveis.

5. CEDRO - Juniperus virginiana

Essência de madeira Yang com propriedades antiséptica, adstringente, expectorante, diurética, sedativa.
Aplicações:
Infecções cutâneas, bronquite, tosse, cistite, nefrite, gonorréia, sedativo, incenso, forte repelente de insetos.

Obs.: Não utilizar na gravidez.

6. CIPRESTE - Cupressus sempervirens

Óleo Yin extraído das folhas e pinhas das árvores, vasoconstrictor, antiespasmódico, hepático, sedativo, relaxante e refrescante para banhos..
Aplicações:
 Hemorragias, asma, coqueluche, tosse, gripe, doenças do fígado, fluxo irregular de menstruação, hemorróidas, varizes, celulite e menopausa.

7. EUCALIPTO - Eucaliptus globulus

Essência Yin com propriedades antiséptico, desinfetante, cicatrizante, antitérmico, expectorante, analgésico, antiespasmódico, estimulante cardíaco, diurético, hipoglicêmico, excelente desinfetante e purificador do ar.
Aplicações:
Feridas, queimaduras, bolhas, febre, resfriado, bronquite, asma, gripe, sinusite, tuberculose, coqueluche, difteria, dores reumáticas e musculares, artrite reumática, cistite, gonorréia, diabetes, repelente de insetos.

8. GERÂNIO - Pelargonium graveolens

Essência Yin derivada das folhas e hastes da planta, com propriedades estimulante, antidepressiva, antiséptica, analgésico, cicatrizante, sedativo, diurético, equilibrador hormonal.
Aplicações:
 Nevralgias, úlceras, eczemas, herpes, queimaduras, piolho, estomatite, infecções da gargante e boca, hemorragias internas, leucorréia, cálculos renais, distúrbios hormonais, repelente de insetos.

Obs.: Cuidado com peles sensíveis.

9. HISSOPO - Hyssopus officinalis

Essência Yang derivada de flores, com propriedades basicamente estimulantes: regulador da pressão arterial, expectorante, sedativo , tônico dos nervos, relaxante, laxante suave, vermífugo, antiespasmódico, antiséptico, cicatrizante e purificador do ar.
Aplicações:
 Variações da pressão arterial, asma, bronquite, gripe, tuberculose, dispnéia, resfriado, dificuldades digestivas, vermes, gases, leucorréia, amenorréia, contusões, eczemas, feridas.

Obs.: Não utilizar durante a gravidez e epilepsia.

10. HORTELÃ-PIMENTA - Mentha piperita

Essência Yang extraída de toda a planta, com propriedades analgésico, sedativo, antitérmico, expectorante, antiséptico, antiespasmódico, antibacteriano, antinflamatório, digestivo, hepático.
Aplicações:
Dor de cabeça e de dentes, dores musculares e articulares, dismenorréia, febre, distúrbios respiratórios, tuberculose, gases, vômitos, desmaio, diarréias, náuseas, vermes e repelente de insetos.

Obs.: Não utilizar na gravidez.

11. YLANGUE YLANGUE - Cananga odorata

Essência Yin extraída das flores da árvore, com propriedade calmante, hipotensor, afrodisíaco, antiséptico.
Aplicações:
Ansiedade, pressão alta, impotência , frigidez, taquicardia, infecções intestinais, perfuma o ambiente.

12. JASMIM - Jasminum officinale

Essência Yang derivada das flores, com propriedades antidepressivo, relaxante, afrodisíaco, antiespasmódico, tônico uterino.
Aplicações:  
Depressão, ansiedade, dismenorréia, dores menstruais, facilita o parto, impotência, frigidez, prostatite, tosse.

13. JUNIPO - Juníperus communis

Essência Yang extraída de frutas com propriedades diurético, antitóxico, antiespasmódico, estomacal, sedativo, vermífugo.
Aplicações:
 Trato urinário, reumatismo, gota, cistite, picada de animais venenosos, gases, cólicas, hemorróidas, cólera, disenteria, febre tifóide.

Obs.: Não utilizar na gravidez.

14. LARANJA - Citrus vulgaris auranticum

Essência extraída da casca da laranja, com propriedades calmante e anti-espasmódico.
Aplicações:
Insónia, ansiedade, gases, cólicas intestinais, diarréia, infecções intestinais.

Obs.: Óleo suave para crianças.

15. LAVANDA - Lavandula officinalis

Esta essência Yang extraída das flores é uma das mais versáteis, tendo propriedades tranquilizante, analgésico, regulador cardíaco, antiséptico, antiespasmódico, diurético, desintoxicante, desodorante, hipotensor.
Aplicações:
Ansiedade, depressão, insônia (coloque 1 gota no travesseiro), dores de cabeça e ouvido, taquicardia, inflamações respiratórias, hipertensão, dores musculares, queimaduras, eczemas, verrugas, úlcerações, paralisia,desmaio, epilepsia, gripe, picada de insetos, leucorréia.

Obs.: Óleo suave para crianças.

15. LIMÃO - Citrus limonum

Essência extraída da fruta e casca com propriedades antibactericida, antiséptico, fortalece os pulmões, estimulante digestivo, hipotensor, diurético.
Aplicações:
Doenças infecciosas, gripe, distúrbios digestivos, vermes, colesterol alto, hipertensão, reumatismo, gota , gonorréia, feridas na pele, picadas de insetos, esgotamento mental.

Obs.: Cuidado com peles sensíveis e não exponha à luz solar.

16. MANJERONA - Origanum marjorana

Essência Yang extraída da planta, com propriedades sedativo, antiespasmódico, estimulante digestivo, hipotensor, aquecedor.
Aplicações:
 Dores de cabeça, asma, gases, cólicas intestinais, prisão de ventre, hipertensão, leucorréia, insônia.

Obs.: Não utilizar na gravidez.

17. MELISSA - Melissa officinalis

Essência Yang extraída da planta, com propriedades tonificante, calmante, antidepressivo, tônico do coração, hipotensor, antiespasmódico, estimulante digestivo.
Aplicações:
 Palpitações, hipertensão arterial, ansiedade, febre, histeria, náuseas, vômitos, asma, resfraido, gripe, dores menstruais e repelente de insetos.

18. PAU-DE-ROSAS - Aniba rosea odora

Essência Yin derivada da casca da árvore, com propriedades tonificante, calmante, antibactericida, desodorizante.
Aplicações: dores de cabeça, distúrbios digestivos, tratamento de pele, estrias, desodorizante, nervosismo,
estafa.

19. ROSA - Rosa damascena

Essência Yin extraída das pétalas de flores, "Rainha dos óleos" com propriedades essencialmente femininas antidepressivo, regulador menstrual, antiséptico, afrodisíaco, vasoconstrictor, tratamento de pele, antiespasmódico, laxante, sedativo.
Aplicações:
 Conjuntivite, dores de cabeça, enjôos, vômitos, prisão de ventre, menstruação irregular, esterilidade, leucorréia, hemorragia, doenças genitais, tratamento de pele, depressão, mágoa, insônia, tensão pré-menstrual.
Para trazer ao ser a luz do amor infinito: massageie seu chacra cardíaco com movimentos em forma de infinito (8 deitado).

Obs.: Evitar durante os primeiros 4 meses de gravidez.

20. SÁLVIA- Salvia sclarea

Essência Yin derivada das flores, com propriedades tranquilizante, tonificante, antiespamódico, antiséptico, hipotensor, afrodisíaco.
Aplicações:
Distúrbios nervosos, digestivos e renais, hipertensão arterial, leucorréia, impotência, frigidez, inflamações cutâneas, síndrome pré-menstrual, depressão, medo, tensão.

Obs.: Não utilizar na gravidez.

21. SÂNDALO - Santalum álbum

Essência Yang suave extraída da madeira interna da árvore, com propriedades expectorante, afrodisáico, antiséptico, antiespasmódico, antinfeccioso, diurético, digestivo.
Aplicações:
 Resfriado, bronquite, laringite, asma, gases, enjôos, vômitos, azia, corrimentos vaginais, gonorréia, leucorréia, prostatite, impotência, frigidez, tratamento de pele, nervosismo, depressão, insônia, meditação, exercícios espirituais.

22. TANGERINA - Citrus madurensis

Essência derivada da casca da fruta, com propriedades calmante, estimulante digestivo e do apetite, analgésico, antiespasmódico.
Aplicações:
 Alterações digestivas, falta de apetite, dores musculares, excitação, nervosismo.

Obs.: Óleo suave bom para crianças.

23. TEA-TREE - Melaleuca alternifolia

Essência extraída das folhas e ramos, com propriedades anti-infeccioso, anti-séptico, anti- viral, anti-fungos, cicatrizante.
Aplicações:
Infecções, inflamações, sistema imunológico fraco, câncer, HIV, ferimentos e inflamações cutâneas, artrite, diabetes.

Atenção:
Nos casos de gravidez, pressão arterial alta, epilepsia, tratamento homeopático, peles sensíveis e crianças, deve-se utilizar os óleos aromáticos em dosagens mínimas e somente sob prescrição médica, ou evitar totalmente o seu uso. Evitar a ingestão excessiva de óleo de anis, funcho, cânfora, noz-moscada, cravo, orégão, poejo, pinha, Salvia officialis , hissopo, cedro, canela e limão, pois podem ser muito tóxicos.