Pesquisar este blog

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Dor nas costas, como aliviar?

 


Neste dia, vamos ver como com o posicionamento simples dos dedos e mãos tentando alcançar um problema comum na vida diária, especialmente experimentado por pessoas mais velhas, pessoas que passam muito tempo sentado em um computador ou durante o trabalho espinha submetido a stress ou atitudes negativas. Nós nos referimos a um mudra para o tratamento de dor nas costas.

Como é que um mudra?

Se você ler o nosso artigo sobre os mudras, lembre-se de usar a comparação entre o desempenho destas técnicas de yoga e um circuito eléctrico como da mesma forma que atingiu certos efeitos, como as conexões são feitas, também no corpo humano pode provocar determinados efeitos se redireccionar a energia vital de uma forma que permite aumentar ou restaurar o funcionamento adequado de uma área particular do corpo ou do processo.

Mudra para dor nas costas

Para tratar a dor nas costas, usar um mudra simples, temos de praticar quatro vezes por dia durante 4 minutos por sessão.

Primeiro, tente se colocar em uma posição confortável, como sentar-se na cama ou sofá, com o corpo relaxado, com os cotovelos sobre as coxas para aliviar o stress.

Agora posicione sua mão direita, gentilmente juntando o polegar, o dedo médio e o dedo mínimo ou mais, enquanto estica o anel eo dedo indicador.

Por sua vez, no dedo da mão esquerdo índice acabou tocando a primeira articulação do polegar.

Manter estas posições das mãos por um determinado tempo, tentando ficar respiração calma e carinho, fazendo exalações profundas inalações e mais velhos. Você também pode tentar se importar com a dor que o aflige, e descobrir como ele vai com o efeito de distensão mudra.

Lembre-se que os mudras são tratamentos holísticos que devem ser praticados de forma consistente e correcta em seu espírito positivo, por isso não é aconselhável esperar resultados imediatos com a primeira sessão de mudras para dor nas costas. Mas se você adoptá-lo como um hábito diário e você estabelecer horários apropriados para a prática, com certeza começar a ver resultados no não muito distante.

Fonte:saude-alternativa.blogspot.pt

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Remédios caseiros para crescer o cabelo




Geralmente, a perda de cabelo em mulheres ocorre por várias razões, que vão desde uma contratura, stress, má alimentação, problemas hormonais ou uso prolongado de corantes que são agressivos, que é por isso que hoje apresentamos-lhe alguns remédios caseiros fáceis ou soluções tranquilidade doméstica aplicável que incentivar o crescimento do cabelo e evitar a sua queda.
Atenção Básica

Primeiro você tem que ter em mente que o cabelo, assim como qualquer outra parte do nosso corpo, requer cuidado mínimo determinado, o que, se não tratadas, as consequências não vai ter tempo para se manifestar.
Por isso, é essencial para obter o cabelo regularmente lavagem, lavagem, condicionamento e secagem necessário para qualquer outra escolha a não ser parar apliques sua queda não seja em vão.

Tente acostumar-se com estes produtos são de elevada qualidade e assiduamente evitar o uso de secadores de cabelo, ferros, químicos ou bonés e chapéus.
Massagem

É essencial boa massagem no couro cabeludo diariamente, gerando folículos para estimular e promover a circulação para as células que crescem cabelo mais oxigénio. Se possível, é mais benéfico realizar duas massagens por dia e depois de cada massagem com cabelo shampô lave normalmente.
Produtos caseiros

Além de cuidados básicos e massagens diárias pode ser implementada em diferentes óleos de massagem, loções ou cremes caseiros ou prontamente disponíveis, que dão vida e brilho aos seus cabelos e proporcionar massagens, dando fluidez e fornecendo componentes essenciais para a saúde do seu cabelo.
Óleo de rícino

Você pode aplicar pelo menos uma vez por semana e traz grandes resultados porque não obstruir os poros, estimula a circulação e permite que seus dedos para deslizar com mais eficácia e profundidade em seu couro cabeludo.

Gema

Você pode bater levemente uma gema de ovo e aplicá-lo uniformemente na cabeça e ao longo do cabelo e deixá-lo trabalhar por cerca de 20 minutos. Então você lave com água fria porque a água quente pode endurecer a gema em seu cabelo.
Suco de cebola

É claro que não pode ser inteiramente agradável ou difíceis de implementar devido ao seu cheiro forte ou acidez, mas provou ser um dos remédios mais eficazes e fornece mais resultados. Podem também ser combinados com a mistura de sumo de limão para expandir ao longo do cabelo.
Cálcio

Uma dieta rica em cálcio não só proporciona bons resultados com seus dentes e ossos. A abundância de cálcio também permite o crescimento das raízes capilares muito mais forte e mais saudável.
Azeite de oliva

Na Grécia antiga usada para tomar banho em azeite porque hidratado e deu vida à pele. O mesmo pode ser feito com o cabelo esta substância e seu crescimento, tonificando e dando maior brilho, além de remover as bactérias e tornar-se um dos remédios mais eficazes contra a caspa.

Estes são alguns dos remédios mais comuns para crescer o cabelo, e que pode lhe dar mais resultados. Há outros que também são frequentemente utilizados, tais como óleos e loções hidratantes, geralmente alguns vegetais, vitaminas, entre outros.
Fonte: saude-alternativa.blogspot.pt

terça-feira, 14 de maio de 2013

Benefícios de sais de banho


Estes benefícios de sais de banho são o resultado de vários fatores que se juntam para um banho de imersão relaxante.

Por um lado, a água quente impulsiona o corpo ea mente para uma mais relaxadas e receptivo, ao mesmo tempo que dilata os poros da pele, melhorando a desintoxicação do corpo. Além disso, esta abertura dos poros facilita a absorção das propriedades medicinais que fornecem os minerais e ervas que podem ser aplicadas a nossa casa de banho, todos os quais são adicionados efeitos benéficos de diferentes aromas que podem ser implementados através da aplicação óleos essenciais.

Assim, este conjunto único de benefícios a serem obtidos simplesmente sentar em uma banheira preparada adequadamente, permite que os músculos para relaxar e se recuperar de qualquer contração ou ferimentos, melhora a circulação sanguínea, estimula as articulações, e é excelente para acalmar um corpo dolorido. Tudo isso sem a quebra notória estes banhos fornecer à mente.

Um banho de sais minerais é também um tratamento de beleza excelente, ideal para manter a pele fresca e suave, tal como este tipo de trabalho de mergulho como esfoliantes naturais de qualquer rugosidade, a qual é muito eficaz no tratamento da acne, irritações da pele e calos .

Como fazer sais de banho naturais
Agora você sabe os benefícios de sais de banho, provavelmente você vai ter muito interesse em testá-los certo? Quanto ao que aqui nós damos-lhe um simples mas eficaz receita sais de banho naturais, com o qual você pode preparar um mergulho delicioso, sem aditivos químicos.

Os ingredientes que você vai precisar de: 2 chávenas de sais de Epsom ou sal do mar, 2 colheres de chá de bicarbonato de sódio ou de glicerina, e cerca de 10 gotas de óleo essencial que você gosta, como o sândalo, lavanda, patchouli e baunilha . Você também pode encontrar algumas receitas que incluem corantes, mas isto é apenas para reforçar a sua presença e não altera suas propriedades medicinais.

Misture todos os ingredientes em um frasco que você pode cobrir, e deixe descansar o máximo possível para que os sais são impregnados com o cheiro de óleo essencial.

Depois de tê-los prontos, só para derramar um punhado destes sais em sua banheira para um banho mineral calmante, cheia de benefícios para a saúde e completamente natural e econômico.

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Remedios Caseiros para o fígado
Antes de aplicar qualquer destes remédios caseiros para inflamação do fígado é importante consultar com o médico assistente. Não se esqueça de que é um órgão muito delicado e que qualquer dano pode ser irreversível.

Realizar tratamento adequado evitar a cirrose hepática, danos irreversíveis a este órgão, que vai causar problemas graves de saúde. É muito importante para cuidar que o fígado e cicatrizar feridas que não são gerados no tecido cicatricial gerado aí, o que impede o seu funcionamento normal

É também importante para o tratamento de qualquer problema de fígado abundância ingestão de líquidos, especialmente água, para ajudar a desintoxicar o corpo.

Fígado chá

O chá do fígado é uma mistura de água e de alguns corantes, favorecendo a desintoxicação do fígado e menor inflamação. Para preparar você misturar uma colher de chá de tintura de leite de cardo e 40 gotas de tintura de murta em um copo de água. Uma vez que a preparação é preparada quarta taça deve beber quatro vezes por dia.

Chá Verde
O chá verde, originária da Ásia, mas cada vez mais consumido no mundo ocidental, é um poderoso aliado para reduzir a inflamação do fígado. Os polifenóis contidos no ato de chá verde como antioxidantes que combatem os radicais livres. Um estudo do Centro Médico da Universidade de Maryland, indica que um destes polifenóis chamados catequinas, pode ajudar a tratar a hepatite viral, e reduzir os danos causados ??pelo álcool.
Dandelion
As raízes e folhas de dente de leão são especialmente apropriadas para tratamentos de fígado. Com as folhas desta erva chás podem ser preparados para ajudar na desintoxicação do fígado. Por sua vez esta erva fortalece o nosso sistema imunológico e ajuda a combater doenças virais.

domingo, 12 de maio de 2013

Champô Para Cabelos Secos



O leite é um poderoso hidratante, que penetra nos fios fazendo com que voltem a ficar brilhantes e com vida. O óleo de coco também é óptimo para recuperar os cabelos ressecados, pois penetra nas fibras, ajudando na umectação natural do fio. Quer experimentar? Então veja como preparar o
champô para cabelos secos e fique mais bonita de forma natural.

Ingredientes:

  • 1/2 litro de água mineral
  • 1 copo de leite
  • 1/2 copo de sabão de coco ralado
  • 2 gotas de óleo de coco

Preparação:

Use uma panela de vidro ou esmaltada para ferver a água juntamente com o sabão de coco.
Mantenha o lume baixo e vá mexendo com uma colher de pau até que o sabão se dissolva completamente.
Por fim adicione o leite e as gotinhas de óleo de coco.
 Desligue o lume, espere esfriar e guarde em um recipiente de champô vazio.

Como Usar

Aplique uma pequena quantidade na raiz dos cabelos e massaje bastante com a ponta dos dedos.
Deixe o champô agir por pelo menos 1 minuto, enxagúe e finalize com o condicionador de sua preferência.
 O champô para cabelos secos pode ser utilizado diariamente.

sábado, 11 de maio de 2013

Os benefícios da utilização de carotenóides





Às vezes deixamos de olhar para o potencial de alguns alimentos em nosso corpo. Sem conhecer seus benefícios pode chegar a evitar e perder as propriedades que melhoram a nossa saúde.

Este é o caso de beta-caroteno, e a palavra pode soar estranho, mas hoje vamos conhecer os benefícios do uso de carotenóides para o nosso corpo, pois bem conseguido informar que começar a adicionar-los em nossos hábitos alimentares.

O que são carotenóides?

Os carotenóides são nutrientes essenciais que entram em uma quantidade de frutas e verduras, é precisamente esse composto que dá a cor laranja para alguns alimentos naturais. As suas vantagens são bem conhecidas e têm sido há muito tempo os especialistas e actualmente a maior parte deles são feitas para todas as propriedades em organismos.

Benefícios do consumo de beta-caroteno


É evidente que, quando o corpo consome alimentos do corpo converte o beta-caroteno em vitamina A, apenas se o corpo requer. A vitamina A, por sua vez proporciona benefícios importantes destacados na saúde dos olhos e pele.

Assim, actuando betacaroteno maneira antioxidantes, que ajudam o sistema imunitário para proteger contra várias doenças e também estimula a produção de glóbulos brancos no sangue.

Os alimentos ricos em carotenóides são excelentes para o cuidado da pele, porque eles ativam a melanina, o pigmento que dá. Mesmo alguns até mesmo considerá-lo vital bronzeamento por seus efeitos sobre este órgão.

Ao mesmo tempo, têm muito a ver com a formação dos ossos, porque a vitamina A é responsável precisamente que o crescimento ocorre normalmente. Entre outras coisas, reduzida, por exemplo, o risco de contrair doenças cardíacas porque os seus efeitos que a desintoxicar o corpo de mau colesterol que loja. Eles também reduzem úlceras estomacais.

Sem mencionar os benefícios que produzem beta-caroteno nos olhos, por exemplo, reduz a secura e os protege das quedas. Alguns estudos mostraram que as pessoas que comiam pelo menos quatro porções de alimentos com carotenóides reduzir o risco de câncer.

Por exemplo, Harvard Medical School apresentar um estudo que concluiu que as pessoas que comem cenouras são menos propensos a sofrer algum prejuízo cognitivo.

Os alimentos ricos em beta-caroteno

Preciso
saber quais os tipos de alimentos ricos em beta-caroteno não pode passar despercebido por seu prato são:

    Cenoura
    Brócolis
    Cebola
    Espargos
    Abobrinha
    Tomate
    Damascos
    Espinafre
    Acelga
    Dandelion

Algumas pessoas ainda precisam de mais vitamina A do que outros, por isso existem alguns suplementos no mercado que devem ser recomendados pelo médico. Refira-se que o consumo excessivo pode causar pressão sobre a sua saúde. É melhor que o seu médico recomenda. Quando você consome alimentos ricos em carotenóides seu próprio corpo é responsável pela conversão de vitamina A.
Vamos usar os carotenóides no nosso dia a dia para nos sentirmos em forma e agora que vem o verão ficar mais bronzeadinhos.

Fonte: saude-alternativa.blogspot.pt

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Máscara Facial para Peles Secas

 

O ressecamento da derme pode estar relacionado a vários fatores, como vento, exposição ao sol, falta de nutrientes, banhos quentes, predisposição genética, dentre ouras causas.
O segredo para deixar a pele seca viçosa e bonita é recuperar a oleosidade natural da derme. As vitaminas E, A e C são super indicadas para melhorar o aspecto da pele, assim como as substâncias antioxidantes e os óleos naturais.
Experimente preparar em sua casa a
máscara facial caseira.

Ingredientes:

  • 1 banana
  • 3 colheres (sopa) de gel de aloé vera
  • 1 colher (sopa) de mel
  • 1 colher (chá) de óleo de coco

Preparação:

Em um recipiente limpo e seco, esmague bem a banana com a ajuda de um garfo.
Depois adicione o gel de aloé vera e vá misturando bem.
 Junte o mel e o óleo de coco e continue mexendo até obter uma mistura homogênea.

Posologia

Aplique a máscara no rosto, espalhando com a ponta dos dedos.
Aguarde em repouso até que a pasta seque na pele.
 Enxagúe com água fria e corrente.
 Por fim aplique um hidratante com filtro solar.
O processo deve ser repetido uma vez por semana.

Fonte: Receita Natural

sexta-feira, 3 de maio de 2013

AS PLANTAS MEDICINAIS
 


Plantas medicinais são aquelas que podem ser usadas no tratamento ou na prevenção de doenças.
  
Toda planta medicinal tem no mínimo um princípio ativo, que é a substância responsável pelo efeito curativo.É interessante notar que para o efeito medicinal existir, deve estar presente o princípio ativo, mas é também muito importante o que se chama de fitocomplexo.

Fitocomplexo é o conjunto de todas as substâncias presentes na planta (vitaminas, sais minerais, resinas etc.), e que agem juntamente com o princípio ativo, melhorando o efeito. A explicação para essa melhora do efeito é que as demais substâncias podem facilitar a absorção e o aproveitamento do princípio ativo pelo organismo.
 
 Por isso, no tratamento com plantas medicinais tudo deve ser feito para preservar ao máximo o fitocomplexo. Assim, algumas plantas não podem ser fervidas, outras só podem ser colhidas em algumas épocas do ano, de outras só se usam as flores e assim por diante, sempre de maneira a não se perder o fitocomplexo ou de aproveitá-lo da melhor forma possível.

É curioso saber que a palavra droga (sinônimo de remédio ou medicamento) quer dizer "erva seca" e daí o nome de drogaria; na verdade, muitos dos remédios tradicionais (alopáticos) são retirados de plantas.

   Apesar do homem usar plantas medicinais desde milhares de anos antes de Cristo e muitas delas serem conhecidas no mundo todo, ainda há uma enorme quantidade de plantas sobre as quais a Medicina sabe muito pouco ou mesmo nada conhece; algumas são usadas por índios e camponeses e, futuramente, talvez o tratamento para muitas doenças hoje incuráveis venha dessas plantas.
 
 Mas... as plantas podem realmente curar doenças?

Nenhum médico duvida que sim. Pois, apesar de todo o progresso da medicina, atualmente ainda uma série de medicamentos muito importantes são extraídos ou derivados de substâncias retiradas de plantas.
Os exemplos são numerosos: a morfina, um dos mais poderosos remédios
contra a dor, é extraída da papoula (Papcsver somniferum; a atropina, muito usada contra cólicas, é retirada da beladona (Atropcz belladonna); a digitalina, que é um tônico para o coração, é encontrada na dedaleira (Digitalzs purpurecz); a aspirina, um derivado do ácido saliclico encontrado no salgueiro ou chorão (Salzx babyloniccz). Até mesmo a penicilina, um dos antibióticos mais usados, é produzida naturalmente por fungos do gênero penscillium; os  fungos são vegetais como as plantas mais conhecidas e são representados pelos cogumelos, pelos vários tipos de mofos ou bolores e pelos levedos (fermentos) do pão e da cerveja, por exemplo.

Qual é então a diferença entre o tratamento tradicional da Medicina (alopatia) e o tratamento com plantas?

A diferença é que a Medicina, depois de descobrir o princípio ativo de uma planta, extrai e purifica esse princípio ou até mesmo consegue passar a produzi-lo em laboratórios com técnicas cada vez mais sofisticadas, de modo que dispõe da droga pura, sabendo exatamente, por exemplo, quantos gramas do princípio ativo existe num comprimido ou numa medida de xarope.

Estudando então esse princípio ativo em laboratórios, em milhares de testes com animais, pode saber muito bem qual a dose ideal para o efeito desejado, se a droga tem alguma contra-indicação (que perigos pode apresentar), quais são os efeitos colaterais e mesmo qual a dose letal ou seja, a dose que pode causar a morte por envenenamento.

Cabe a cada um de nós fazer a escolha adequada ao caso clinico em questão, tendo sempre presente a opinião de um especilista em Fitoterapia para a prescrição correcta da planta.

Nanamasté|!

Fonte: Manual ilustrado de plantas medicinais

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Significado de Pedras

ÁGATA: Esta pedra fortalece o coração, da coragem e é um antídoto contra venenos: Diz-se que a ágata abaixa as febres e tem até mesmo a propriedade das águas refrescantes. Aguça a visão, ilumina a mente, concede eloquência, auxilia na descoberta de tesouros e atrai heranças.

ÁGATA MUSGOSA: aumenta a vitalidade. Amuletos de ágata são úteis contra picadas de cobra, paralisia e enfermidades mentais. Esta pedra também fortalece o poder do sol em seu usuário, aperfeiçoa seu ego e sua auto - estima, assim como o desejo sexual.

ÁGUA MARINHA: É a pedra dos videntes e dos místicos de alma pura que sentem tudo, da clareza de visão mental e da omnisciência. É boa para os olhos. Recomenda-se seu uso perto do coração para assim influenciar o plexo solar. Quem a possui torna-se jovem e corajoso, com um coração verdadeiro e quente, ama família e amigos participa de um casamento feliz. Auxilia contra dores nervosas, perturbações glandulares, problemas com os pescoços, o queixo e a garganta, contra dores de dente, tosse e estômago. Protege os marinheiros.

ALEXANDRITA: Variedade verde-escuro crisoberilo à luz natural, e vermelha na luz artificial. Seu nome vem do Czar Alexandre II. Permite descobrir a mentira e o engano em pessoas próximas. Protege o sistema nervoso e alivia vários tipos de câncer.

AMAZONITA: Exerce poderosa influência no jogo facilitando a obtenção de sucesso. Ajuda a aperfeiçoar a expressão corporal. Alivia e acalma o cérebro e o sistema nervoso. Fortalece o coração e o corpo físico. Auxilia no parto. Acentua qualidade masculina. Bom para quem está envolvido na actividade artístico.

ÂMBAR: É a seiva fóssil de um pinheiro que existiu há milhões de anos. Capturados dentro desta resina encontram-se com frequência pequenos insectos, flores e sementes de oriente pré-histórico. O âmbar detém o poder de afastar doenças do corpo. É benéfico colocar a pedra numa parte do corpo com desequilíbrio ou com dor. Ela absorverá a energia negativa e ajudará o corpo a receber-se. Também é indicado para pessoas com tendência suicidas ou auto destrutivas.
PEDRA DA LUA Absorve energia da lua, acalma a mente e está relacionada com as emoções humanas. Utilizada contra stress e depressões. Serve para nos proteger contra tendências auto destrutivas. Ajuda aos homens a atrair o elemento feminino, assim como outorga um imenso poder de sedução.

PIRITA: Útil no tratamento de problema respiratório, aplicada na garganta. Ajuda na bronquite e alergias. Pela sua semelhança ao ouro, é considerada a pedra que atrai dinheiro e riqueza, assim como facilita realizar bons negócios.

QUARTZO AZUL: Auxilia o desenvolvimento da paciência, tolerância e compaixão. É calmante, anti-inflamatório e regula os hormônios. Útil contra o desconforto no período menstrual. Favorece as relações e a expressão, estimulando o comportamento casual e espontâneo.

QUARTZO ROSA: O rosa é suave e calmante desta pedra, serve para curar mágoas acumuladas pelo coração. Ela dissolve a carga acumulada que reprimem a capacidade de dar e receber amor. Emana uma energia que substitui as tristezas, temores e ressentimentos, e revolve os problemas emocionais.

QUARTZO VERDE: Fortalece a saúde em geral, tonifica e estimula a circulação sanguínea e restabelece a energia do corpo. Da sorte no amor e no jogo.

RODOCROSITA: Alivia e acalma o coração. Tem forte influência no processo criativo e da mente intuitiva e ajuda na depressão. Cria sentimento de paz, e calor humano.

RUBÌ: Auxilio na concentração e dá força mental. Fortalece o coração. Deveria ser usado com prata na mão esquerda. Trabalha com o sangue e a circulação.

SAFIRA: Contra as influências negativas. Alivia contra reumatismo, ciática, dores nevrálgicas, epilepsia e histeria. Estimula a oração e a meditação profunda.

SODALITA: Fortalece a comunicação e expressão criativa. Ajuda a ser mais objectiva e menos críticos sobre os modos de lidar com a existência. Ensina a examinar as metas depois que elas forem atingidas. Estimula a coragem e a persistência.
TOPÁZIO: Promove a paixão e alivia o medo. Dá força e inteligência. Magnetiza nosso ser. Estimula a clareza mental. Seu brilho diáfano nos favorece alegria de viver e de enfrentar a vida com optimismo fé no futuro. Carrega-la no bolso e toca-la em período de dúvida e incerteza pára ajudar na tomada de decisões correctas.

TURMALINA AZUL: Estimula o bom funcionamento do pulmão; laringe e garganta. Ajuda na insónia e permite ter um sono tranquilo e reparador.

TURMALINA PRETA: Repele a energia negativa. Desfaz medo e condições negativas. Aumenta a sensibilidade, inspiração e compaixão, compreendendo-as melhor. Grande poder de cura, forças eléctricas bem fortes. Nivela os relacionamentos. Ampliador dos pensamentos.

TURMALINA ROSA: Ela é a doadora do amor na esfera material. Sua mera presença gera alegria e entusiasmo pela vida. Utilizar, carregar, usar a turmalina rosa ou com ela meditar, inspirará o coração a livrar-se de mágoas passada e voltará a confiar na força do amor.

TURMALINA VERDE: Trata-se de uma pedra curativa em todos os sentidos. Ela é capaz de purificar e fortalecer o sistema nervoso, capacitando-o a conduzir quantidades maiores de força espiritual.

TURQUESA: Tem a capacidade de absorver sentimentos negativos que poderiam vir a seu portador. Sua cor muda quando o portador esta doente ou quando algo desagradável esta para acontecer. Protege contra a poluição do ambiente. Melhora a meditação, circulação e paz de espírito. Grande poder de cura. Pedra sagrada para budistas tibetanos. Um símbolo do mar e céu. O mar fala da profundeza da alma e o céu fala da ascensão ilimitada.

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Tradicionais receitas Africanas para a virilidade



1) Reunir um cálice de cada um dos ingredientes:
- folhas de Capim-Guiné;
- folhas de Guaxima;
- raíz de Cipó-Uva;
- potássio concentrado;
- sal marinho

pilar e secar os ingredientes dados; do pó resultante, tomar uma colher, misturado a comida ou bebida, uma vez por dia.


2) Reunir um cálice de cada um dos ingredientes (exceto quando indicado o contrário):
- raíz de Onísà oògùn (Ritchiea Capparoides [variedade Longipedicellata], Capparaceae);
- dez frutos inteiros de Amomo;
- fruto da Banana-da-Terra;

descascar a banana e moer com os outros ingredientes; pilar tudo; tomar misturado com bebida alcoólica, 1 ou 2 horas antes da relação sexual.