Pesquisar este blog

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014


Chá para a Tensão Muscular


Ingredientes:
  • 1 colher (sopa) de camomila
  • 4 folhas de louro
  • 1/2 litro de água
Preparação:
Junte as folhas de louro com a água e leve ao fogo.
Assim que começar a ferver, acrescente a camomila, desligue e abafe.
Aguarde 10 minutos antes de coar. Beba morno.
Posologia
Tomar de 3 a 4 xícaras do chá durante o dia.
Se a dor aparecer à noite, beba 1 chávena do chá antes de dormir e siga o tratamento dos dias seguintes.
Caso as dores continuem, procure um médico.

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Tensão muscular




Dor em um musculo específico ou grupo muscular associado à presença de pontos gatilhos, que são nódulos dolorosos na musculatura, que quando pressionados, provocam dor aguda local ou dor referida ou formigamento em outra região do corpo.
Tal situação acontece frequentemente na zona do pescoço e ombros,o que faz com que  ficamos mais irritados, mais cansados, e semconseguimos dormir.
Para que nossa energia corporal flua e para que exista uma sensação de bem estar, é necessário que a região da nuca e ombros esteja relaxada podendo assim correr os impulsos elétricos enviados do cérebro para o corpo.
Diferentes tipos de dor :
Dor provocada por uma radiculopatia (vulgar hernia de disco), caso esteja tocando no nervo, essa hérnia pode ter origim num acidente,má postura ou encurtamento dos músculos do pescoço.
Dor torcicolo, surge quando dormimos de mal posicionados e acordamos sem conseguir mexer o pescoço (pode surgir ou por ficar muito tempo numa mesma posição, ou no caso de um acidente quando você leva uma pancada, ou por apanhar uma corrente de ar frio no pescoço).
Dor de causa emocional devido a um trauma emocional muito grande acompanhada de grande alteração nervosa e raiva.
Dor de tensão / inflamação muscular, normalmente por trabalhar olhando muito tempo para cima ou,para baixo (trata-se de uma dor posicional)
Dor por subluxação, isto é, desalinhamento vertebral, podendo haver uma compressão do nervo causando dor;
Sintomatologia:
Temos como fator fator comum a todas as causa uma contração/tensão contínua dos musculos, sendo a mais vulgar a tensão  dos musculos que circudam o pescoço, do peitoral menor e do trapézio.
Devido a essa continuidade de contração, existe pontos de dor, onde formam contraturas (parecem  pequenas bolas) que quando apertadas, são dolorosas.

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Angélica – Angelica archangelica

 



 

Planta herbácea que mede de 1 a 2 m de altura. Seu caule é grosso e canelado. Nas extremidades se encontram as flores dispostas numa inflorescência em forma de umbela. Muito parecida com a cicuta que pertence à mesma família, porém com uma diferença significativa - a angélica exala um aroma agradável entre picante e adocicado, enquanto a cicuta tem odor desagradável.
A planta angélica inclui os sinônimos botânicos Angelica atropurpurea e Angelica officinalis. Pertence a família Apiaceae, existindo mais de 50 espécies.

Nomes Populares:
 Angélica – Angelica archangelica, também é conhecida como erva-angelica, planta angelica, angelica-de-jardim, aipo-selvagem, arcanjo, raiz-do-espírito-santo.

História e Curiosidades:
A Angelica é uma planta selvagem, encontrando-se na Finlândia, Suécia, Noruega, Dinamarca, Groenlândia e Islândia, principalmente no norte destes países. A planta angelica é cultivada na França, sobretudo em Marais Poitevin, uma região de sapal (área periodicamente alagada por água salgada). Também cresce em determinadas regiões da Alemanha e da Romênia.
Pensa-se que o nome da planta do fato dela proteger pessoas de várias doenças, incluindo pragas e envenenamentos. Curiosamente, a angélica costuma florescer por volta do dia 8 de maio, o dia do banquete de São Miguel Arcanjo. Outra razão para o nome popular remete à histórias que contam que o Arcanjo Rafael em um dos sonhos vislumbrou a figura de um monge que lhe disse que a angelica ajudaria a combater a peste bubônica.
Durante a Idade Média, a planta angelica foi combinada com outras ervas para fazer a “água carmelita“, usada como tônico e água de colônia para curar dor de cabeça, promover o relaxamento corporal, longevidade, proteger contra venenos e magias das bruxas. A água carmelita é extrato alcoólico formulado pelas freiras carmelitas da abadia de St. Just e foi comercializada sob o nome de Eau de Carmes.


Propriedades medicinais:

As sementes são usadas para indigestões ácidas, náuseas e vômitos, pois esta planta melhora o funcionamento do fígado e baço e, em pequenas quantidades estimula as secreções digestivas A planta angélica também é usada para fortalecer o coração e os pulmões. Algumas pessoas acreditam que quando a angelica é consumida, diminui a vontade de ingerir álcool. Algumas pessoas mastigam a raiz seca para usufruir das propriedades antivirais e antibacterianos. é um anti-inflamatório de uso tópico.
A angelica alivia problemas de circulação periférica e reduz a pressão arterial elevada, agindo para estabilizar os vasos sanguíneos. Estudos preliminares realizados na China sugeriram que a angelica aumenta a contagem de células vermelhas no sangue, o que significa que ela pode ser útil tratamento de anemias. Os pesquisadores também relataram que a planta angelica aumenta a capacidade de coagulação do sangue. Pesquisadores alemães descobriram que a angelica relaxa a traqueia, sugerindo que ele possui alguma validade no tratamento natural de resfriados, gripes, bronquite e asma. A pesquisa adicional também validou a sua utilização em problemas digestivos. Pesquisadores japoneses relataram efeitos anti-inflamatórios, confirmando o uso de angelica para tratar problemas de artrite.

Propriedades Medicinais:
adstringente, anti-inflamatória, antirreumática, aromática, carminativo, colagogo, diaforético, diurético, expectorante, tônico digestivo, tônico estomacal, tônico uterino.

Patologias:
 alcoolismo, anemia, anorexia, artrite, asma, bronquites, cãibras, choques elétricos, cólica, dispepsia, enrijecimento dos músculos, enxaqueca, espasmos gastrointestinais, flatulência (gases intestinais), indigestão, náuseas, perda de apetite, resfriados, reumatismo, tifo, vômitos.

Angélica na Culinária:
Em alguns países da Escandinávia, os talos da angélica são cozidos como legume. Os talos são confeitados em forma de geleia e usados em bolos de frutas.
A planta angelica também é utilizada para temperar peixes e as folhas são acrescentadas a saladas e sopas.

Contraindicações e Efeitos Secundários da Angélica:
Sendo semelhante a várias espécies venenosas, por isso, deve ser consumida apenas quando houver certeza absoluta de sua identificação.
Doses elevadas da planta podem alterar a pressão sanguínea e respiração, além de provocar mudanças no sistema nervoso.
Os diabéticos devem evitar a erva, vez que a mesma possui altas concentrações de açúcar.
Não deve ser consumida durante a gravidez e períodos de menstruação.
Fonte:plantasmedicinaisefitoterapia.com 

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Bebida Saciante
 

Chega de andar a petiscar durante o dia entre refeições!!!!!!! Está provado que é este comportamento que contribui para o aumento de peso.
Com esta bebida vai ficar saciado até á próxima refeição.

Ingredientes
  • 1/2 mamão
  • 1 folha de couve
  • 200ml de sumo de laranja
  • 1 colher (sopa) de aveia
  • gelo a gosto
Preparação:
Para preparar a receita, basta bater todos os ingredientes no liquidificador. O ideal é tomar o sumo em seguida, para que ele não perca suas propriedades.
Posologia:
A bebida pode ser consumida como lanche da manhã ou da tarde. Como ela aumenta a saciedade, você sentirá menos vontade de comer no almoço e no jantar.

Fonte:natural.enternauta.com.br