Pesquisar este blog

sábado, 19 de setembro de 2015

Sumo Para Desinchar e Perder a Barriga






A barriguinha é um problema que preocupa todas as pessoas independentemente do sexo e idade, essa sensação de inchaço na zona abdominal pode ter varios fatores como causa, desde causas intestinais a causa neurologicas.
Aqui está uma das muitas receitas de sumos que  potencializa a perda da barriguinha..


Ingredientes:

  • suco de 1/2 limão
  • 1 FATIA DE MELANCIA
  • 250 ml de água de coco
  • 1 castanha
  • 1 colher (café) de canela

MODO DE PREPARação:

  1. Tire as sementes da melancia e pique-a em cubos grandes;
  2. Esprema o suco do limão;
  3. Bata a melancia e a água de coco no liquidificador;
  4. Depois adicione a água de coco, o suco de limão e a castanha e bata por mais alguns segundos;
  5. Misture a canela em pó e sirva em seguida
Fonte: Receita Natural

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

5 sinais inesperados que você está deprimido




Você não está triste ou oprimido, mas talvez coisas tem, no entanto, chegado a você. Aqui são sinais de que você pode precisar um pouco de apoio para voltar a sentir-se melhor, mais feliz e mais a si mesmo esquecido.


Você é super-inquieto.
O termo "deprimido" faz a maioria de nós pensar em alguém que é baixo. Com atrasos, sem energia, dormir muito. Sensação geral de "blah". Na realidade existe outro tipo de depressão, menos conhecido, é sentir-se agitado e tenso, em que você não dorme bem, você está andando muito, você está inquieto. É por isso, que os especialistas dizem aos pacientes de depressão que estejam atentos para as mudanças nos padrões de sono e de energia, e não apenas se você estiver sentindo azul e arrastando.


Você está inexplicavelmente dolorido.
Mantendo emoções reprimidas meios que irrompem em algum lugar, às vezes como explosões de raiva, mas outras vezes se manifestam como sintomas físicos como dores de cabeça, dor crónica e dores de estômago, Estas dores são reais. De fato, 40 por cento dos pacientes com enxaqueca também sofrem de depressão, a depressão pode piorar a dor e a dor pode fazer pior depressão.  Por essa razão, que muitas vezes pode ser difícil, mesmo para os médicos a determinar a raiz do problema. O seu médico pode ajudar a excluir qualquer condição médica subjacente, em um esforço para determinar o que realmente está acontecendo.


Você de repente um "malandrinho".

Coisas fáceis estão tomando mais tempo do que o habitual para fazer no trabalho, mas não há nenhuma razão discernível para que isso aconteça (ou assim que você pensa).  Preste atenção se as tarefas de trabalho são difíceis de lembrar e de seguir com elas ou se percebe que você não consegue pensar tão rapidamente como você costumava fazer, ou você já não ter as boas ideias que tinha.
Sabe-se que pacientes deprimidos não arrastam só os seu  pensamentos, mas também em seus movimentos físicos. A depressão é, literalmente, o abrandamento do seu sistema. Seu corpo se torna deprimido e suas habilidades psicomotoras desaceleram, um ritmo de tartaruga é associada com sintomas depressivos. 
Os pesquisadores sugerem que a depressão coloca em um risco maior de deficiência física com a idade, o que é uma razão porque quanto mais cedo você procurar ajuda, melhor.


Você está incomodada.
Você tem uma noite completa de sono, você não está cansadíssima, o seu chefe não está sendo pior do que o habitual, e você está irritada com todo mundo e consegue  descobrir o porquê. Mais de metade das pessoas que experimentam episódios depressivos relatam irritabilidade e raiva, sendo estes sintomas a longo prazo indicativos de uma depressão grave. Os pacientes relataram raiva que varia de ser "um pouco argumentativa" para "muitas vezes perde a calma" e "joga as coisas."



Os seus desejos estão fora de controle.

Sentindo-se mal-humorado antes do  seu período aparecer e tem desejo por carbohidratos? Totalmente normal alguns dias fora do mês. O que não é normal é se você tem esses comportamentos na maioria dos dias do mês. Existe  um desejo por carbohidratos natural que acontece tanto quando você tem seu período e quando você está deprimido, pois o seu cérebro está à procura de uma dose de serotonina extra que faz temporariamente você sentir que tudo é bom. Os carbohidratos fornecem um pico de insulina que impulsiona as matérias-primas que seu corpo precisa para produzir serotonina através da barreira sangue-cérebro. Assim, a loucura de chocolate.




Fonte: Jessica Migala

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

10 usos inesperados engenhosos para bicarbonato de sódio

Por que funciona:  O feijão contém rafinose, um açúcar que nosso corpo não pode quebrar, e que leva á produção de gás.  O bicarbonato de sódio ajuda a reduzir os níveis de rafinose nos grãos, parando o inchaço antes de começar.


Acalmar uma dor de estômago

Se você não tem um antiácido no seu armário de remédios, o seu armário de cozinha pode ter uma boa alternativa. 

Experimente: Dissolver 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio completamente em ½ copo de  água e beba. Ele vai começar o trabalho no curto prazo,  mas ele precisa ser doseado a cada quatro horas e não é ótimo para uso a longo prazo. 

Por que funciona: Bicarbonato de sódio é naturalmente componente básico e ajuda a neutralizar o ácido do estômago.

 Lembre-se:Não deve usar isso se tiver problemas renais, baixo cálcio ou ferro, doença hepática ou de sódio de alta.



Limpe sua bateria Crusty Car


A zona de colocação da bateria do seu carro coberta de gosma branca nunca é um bom. O material branco é o ácido de bateria, também conhecido como ácido sulfúrico, que é cáustico e pode queimar a pele, por isso é importante para se livrar dele da maneira certa.

Experimente:  Polvilhe um pouco de bicarbonato de sódio sobre as áreas da bateria onde o ácido vazou. Se você ver as bolhas, aguarde até que as bolhas de pararem.  O uso de luvas resistentes a produtos químicos (como o neoprene ou vinil) e óculos de segurança deve estar presente, e para esfregar fora qualquer ácido extra deve usar uma escova de dentes húmidos velha e limpe o líquido com um pano descartável. 

Por que funciona: Trata-se do mesmo processo do vinagre com o bicarbonato, só que é na  sua bateria do carro. Polvilhe-lo, que a bolha de ácido é neutralizada. Quando ele parar de borbulhar você neutralizou todo o ácido.

 Lembre-se: Use sempre equipamentos de proteção ao manusear ácido da bateria. Além disso, se você tem um vazamento de ácido, pode ser hora de ver um mecânico.


Apagar um incêndio


Água ou um extintor de incêndio deve ser a sua primeira opção em caso de incêndio, mas se você estiver  ao seu alcance uma caixa de bicarbonato de sódio, nem tudo está perdido!!! 

Experimente: Se você não tiver um extintor de incêndio e não pode ter acesso à água, despejar todo o  bicarbonato de sódio, como você pode sobre as chamas.

 Por que funciona: Quando o bicarbonato de sódio é aquecido, ele se decompõe e libera o gás dióxido de carbono que é o mesmo gás em extintores de CO2. Tenha em mente que isso deve realmente ser o seu último esforço, não o seu primeiro, pois necessitaria de uma caixa de bicarbonato de sódio só para apagar um incêndio num fogão


Acalmar  Comichão

Um banho de bicarbonato de sódio pode ser óptimo para as pessoas  com eczema ou a pele seca, rachada ou queimada. 

Experimente:  Adicionar dois punhados de bicarbonato de sódio para uma banheira de tamanho padrão ( que detém cerca de 50 litros) e banhar-se, como de costume. 

Por que funciona:  Quando o pH de água aumenta, ele permite uma melhor remoção da camada exterior da pele morta e deixa a sua pele suave e menos coceira.


Remover manchas de Prata

Há um milhão de velhos contos das esposas sobre como limpar prata manchada, mas esta é apoiada pela ciência.

 Experimente:  Forre uma panela com papel alumínio e coloque lá dentro a sua prata manchada, tendo a certeza que a prata está tocando o alumínio. Numa panela separada ou chaleira, coloque água para ferver.  Depois ela estar a ferver, adicione uma chávena de bicarbonato de sódio por litro de água. Em seguida, despeje a mistura de água e bicarbonato de sódio sobre a prata até que seja coberta.  Dependendo do nível de manchas, pode ser necessário repetir o processo.

 Por que funciona:  Quando prata combina com o enxofre, cria-se uma fina camada de sulfeto de prata, que vemos como "manchar". O bicarbonato de soda  ajuda a reacção química que transfere o enxofre da prata para o alumínio.

Aliviar dor de dentes

Quando você ainda não pode ir (ou tem medo como eu….) ao dentista, tenta tudo para aliviar a dor de dentes.  

Experimente:  Dissolva o bicarbonato de sódio em um copo de água morna.  Mergulhe uma haste de algodão na água e aplicá-lo para a área afetada.  

Por que funciona:  Bicarbonato de sódio ajuda a neutralizar os ácidos responsáveis ​​por sua dor de dentes.

 Lembre-se: Esta é apenas uma correcção temporária. Se você está com dor de dentes, você deve agendar uma consulta com o dentista.


Criar um banho de SPA

Sinta como você está tomando banho com champanhe com este tratamento tipo spa que utiliza apenas alguns ingredientes da cozinha.  

Experimente: Faça uma mistura de bicarbonato de sódio, ácido cítrico e alguns óleos essenciais em seu próximo banho. Ele faz para um grande, efervescente experiência banheira

Porque Funciona: A combinação de ácido cítrico e bicarbonato de sódio utiliza a mesma reacção ácido-e-base de do conhecido projeto vulcão da escola primária para criar milhares de pequenas bolhas para encher sua banheira.

Refresque o cabelo Pós-Treino


Quem já não teve que fazer uma corrida de supermercado rápida após o ginásio!!!Vocês vão adorar esta solução criativa. 

Experimente:  Virar sua cabeça de cabeça para baixo e colocar uma colher de bicarbonato de sódio na sus mão.  A seguir vai distribuir através de seu cabelo uniformemente, e em seguida, escove até que não haja pó é visível.  

Por que funciona:  champôs secos contêm pó, como bicarbonato de sódio, para refrescar o cabelo e couro cabeludo e eliminar "lamaçal solúvel em água", como suor.

domingo, 6 de setembro de 2015

Hipertensão arterial O que é?????

Quando se mede a pressão arterial, registam-se dois valores. O mais elevado produz-se quando o coração se contrai (sístole); o mais baixo corresponde à relaxação entre um batimento e outro (diástole). A pressão arterial transcreve-se como a pressão sistólica seguida de uma barra e, em seguida, a pressão diastólica [por exemplo, 120/80 mmHg (milímetros de mercúrio)]. Esta medição seria lida como «cento e vinte, oitenta».




A pressão arterial elevada define-se como uma pressão sistólica em repouso superior ou igual a 140 mm Hg, uma pressão diastólica em repouso superior ou igual a 90 mmHg, ou a combinação de ambas. Na hipertensão, geralmente, tanto a pressão sistólica como a diastólica estão elevadas.

Na hipertensão sistólica isolada, a pressão sistólica é superior ou igual a 140 mmHg, mas a diastólica é menor que 90 mmHg (isto é, esta última mantém-se normal).

A hipertensão sistólica isolada é sempre mais frequente na idade avançada. Quase em todas as pessoas a pressão arterial aumenta com a idade, com uma pressão sistólica que aumenta até os 80 anos pelo menos e uma pressão diastólica que aumenta até aos 55 a 60 anos, para depois estabilizar-se e inclusive descer.

A hipertensão maligna é uma pressão arterial muito elevada que, se não for tratada, costuma provocar a morte num período de 3 a 6 meses. É bastante rara e produz-se somente em cerca de uma em cada 200 pessoas com hipertensão arterial, embora os índices de frequência mostrem variações em função de diferenças étnicas (maior frequência em doentes de raça negra), de sexo (sendo mais frequente nos homens) e de condição socioeconómica (com maior incidência em doentes de classe baixa). A hipertensão maligna é uma urgência médica.

Controlo da pressão arterial
A elevação da pressão nas artérias pode dever-se a vários mecanismos:

 1) O coração pode bombear com mais força e aumentar o volume de sangue que expulsa em cada batimento.

2) As grandes artérias percam a sua flexibilidade normal e se tornem rígidas, logo o sangue proveniente de cada batimento vê-se forçado a passar por um espaço menor do que o normal e a pressão aumenta. Isto é o que acontece aos idosos cujas paredes arteriais se tornaram grossas e rígidas devido à arteriosclerose. 

3) No caso da vaso constrição a pressão arterial acontece pelo mesmo mecanismo, pois as artérias minúsculas (arteríolas) se contraem temporariamente pela estimulação dos nervos ou das hormonas circulantes]. 

4) A pressão arterial pode aumentar se se incrementar o afluxo de líquido ao sistema circulatório. Esta situação verifica-se quando os rins funcionam mal e não são capazes de eliminar sal e água em quantidade suficiente. O resultado é que o volume de sangue aumenta e, como consequência, aumenta a pressão arterial.

5) Se a função de bombeamento do coração diminui, se as artérias estão dilatadas ou se se perde líquido do sistema, a pressão desce. As modificações destes factores são regidas por alterações no funcionamento renal e no sistema nervoso autónomo (a parte do sistema nervoso que regula várias funções do organismo de forma automática).

6) O sistema nervoso simpático, que faz parte do sistema nervoso autónomo, é responsável pelo aumento temporário da pressão arterial quando o organismo reage diante de uma ameaça. O sistema nervoso simpático incrementa a frequência e a força dos batimentos cardíacos. Produz também uma contracção da maioria das arteríolas, mas, em contrapartida, dilata as de certas zonas, como as dos músculos, onde é necessário um maior fornecimento de sangue. Além disso, o sistema nervoso simpático diminui a eliminação de sal e de água pelo rim e, como consequência, aumenta o volume de sangue. Deste modo, produz a libertação de hormonas  que estimulam o coração e os vasos sanguíneos.

Os rins controlam a pressão arterial de vários modos:
-  pressão arterial aumenta: aumenta a eliminação de sal e de água, o que faz descer o volume de sangue e normaliza a pressão arterial.
- pressão arterial diminui: os rins reduzem a eliminação de sal e de água; em consequência, o volume sanguíneo aumenta e a pressão arterial volta aos seus valores normais.

Uma  que os rins são importantes para controlar a pressão arterial, muitas doenças e anomalias renais elevam a pressão arterial.

Sempre que, por qualquer causa, se verifique um aumento da pressão arterial, desencadeia-se um mecanismo de compensação que neutraliza e mantém a pressão a níveis normais. Portanto, um aumento do volume de sangue bombeado pelo coração que tende a aumentar a pressão arterial faz com que os vasos sanguíneos se dilatem e que os rins aumentem a eliminação de sal e de água, o que tende a reduzir a pressão arterial. No entanto, em caso de arteriosclerose, as artérias tornam-se rígidas e não podem dilatar-se, e por isso a pressão arterial não desce aos seus níveis normais. As alterações arterioscleróticas nos rins podem alterar a sua capacidade para eliminar sal e água, o que tende a aumentar a pressão arterial.

Causas e designações

1)  hipertensão essencial ou primária pois a causa é desconhecida. 

 2) hipertensão essencial pode ter mais de uma causa. 

3) hipertensão secundária, quando a causa é conhecida

4) hipertensão da bata branca», na qual o stress causado por uma ida ao consultório do médico faz com que a pressão arterial suba o suficiente para que se faça o diagnóstico da hipertensão em alguém que, noutros momentos, teria uma pressão arterial normal.

5) obesidade

6)  vida sedentária, 

7)  stress 

8) consumo excessivo de álcool ou de sal 

9) factores hereditários
.
Sintomas
Geralmente a hipertensão arterial é assintomática, apesar da coincidência no aparecimento de certos sintomas que muita gente considera (erradamente) associados à mesma: cefaleias, hemorragias nasais, vertigem, ruborização facial e cansaço.
Embora as pessoas com uma pressão arterial elevada possam ter estes sintomas, eles também podem aparecer com a mesma frequência em indivíduos com uma pressão arterial normal.

 Às vezes, as pessoas com hipertensão arterial grave desenvolvem sonolência e inclusive coma por edema cerebral (acumulação anormal de líquido no cérebro). Este quadro, chamado encefalopatia hipertensiva, requer um tratamento urgente.

Diagnóstico
devendo o doente realizar uma Monitorização Ambulatória da Pressão Arterial (MAPA),  que vai permitir ao médico ter uma noção de como a pressão arterial do doente em questão se comporta durante as sua atividades diárias normais

Quando se tiver estabelecido o diagnóstico de hipertensão arterial, habitualmente avaliam-se os seus efeitos sobre os órgãos principais, sobretudo os vasos sanguíneos, o coração, o cérebro e os rins. A retina é o único lugar onde se podem observar directamente os efeitos da hipertensão arterial sobre as arteríolas.  O grau de deterioração da retina (retinopatia) permite classificar a gravidade da hipertensão arterial.


 As lesões iniciais do rim detectam-se através de uma análise da urina. A presença de células sanguíneas e albumina (um tipo de proteína) na urina, por exemplo, pode indicar a presença de tal afecção.

É necessário procurar a causa da pressão arterial elevada,pois quanto maior for a  pressão arterial e mais jovem for o doente, mais aprofundada deve ser a pesquisa da causa. A avaliação inclui radiografias e estudos dos rins com isótopos radioactivos, uma radiografia do tórax e determinações de certas hormonas no sangue e na urina, avaliações de ondas de pulso, cardioimpedâncias, etc.



Prognóstico

Quando a pressão arterial elevada não é tratada, aumenta o risco de se desenvolver uma doença cardíaca (como a insuficiência cardíaca ou um enfarte de miocárdio), uma insuficiência renal e um AVC (acidente vascular cerebral) numa idade jovem. 

A hipertensão arterial é o factor de risco mais importante de AVC e é também um dos três factores principais de risco de enfarte do miocárdio, juntamente com o hábito de fumar e os valores de colesterol elevados. 

Os tratamentos que fazem descer a pressão arterial elevada diminuem o risco de AVC e de insuficiência cardíaca. Também diminui o risco de enfarte, embora não de forma tão clara. Menos de 5 % dos doentes com hipertensão maligna sem tratamento sobrevivem mais de um ano.

Tratamento
A hipertensão essencial não tem cura, mas o tratamento previne as complicações. Devido ao facto de a pressão arterial em si mesma não produzir sintomas, o médico procura evitar tratamentos incómodos, trabalhosos ou que interfiram com os hábitos de vida.

Antes de prescrever a administração de fármacos, é recomendável aplicar medidas alternativas.

É aconselhável que as pessoas com pressão arterial elevada controlem a sua pressão no seu próprio domicílio. Essas pessoas provavelmente estarão mais dispostas a seguir as recomendações do médico em relação ao tratamento.


Fonte: Manual da Merck

sábado, 5 de setembro de 2015

Artrite Reumatoide....O que é?





O que é:
A artrite é uma inflamação articular que gera sintomas como dor, deformidade e dificuldade no movimento, que ainda não tem cura, sendo o seu tratamento é feito através de medicamentos, fisioterapia e exercícios, mas em alguns casos pode-se recorrer à cirurgia.
Causas da artrite:
- traumatismo,
- excesso de peso,
- alimentação,
- desgaste natural da articulação e/ou por doenças do sitema
Sintomas de artrite
Idependemtemente da idade e do numero de articulações afetadas, os sintomas da artrite são:
  • Leve aumento da temperatura na região afetada;
  • Dor nas articulações afetadas;
  • Inchaço nas articulações afetadas;
  • Vermelhidão na articulação afetada;
  • Dificuldade em realizar movimentos com o membro afetado;
  • Deformidade nas articulações afetadas, numa fase mais avançada da doença;
  • Rigidez matinal que pode perdurar de 15 minutos a 2 horas no caso da artrite reumatóide.
Tipos de artrite
A artrite é subdividida em:
Artrite reumatóide
Trata-se de uma doença auto-imune que causa dor e deformação articular progressiva e permanente, se não for tratada adequadamente.

Artrite Septica
Uma inflamação que ocorre numa única articulação, sendo causada pela presença de microorganismos como fungos e bactérias, sendo o mais comum o Staphylococcus Aureus.
 Podendo levar á perda da função da articulação, trata-se uma patologia mais comum nas ancas, podendo ocorrer também nos ombros, joeçhos ou tornozelo.
Artrite psoriática
Devido a uma inflamação e destruição articular em indivíduos com psoríase, (±10 anos).
Artrite gotosa
Também denominada por  gota (já falamos desta patologia neste blogue)é uma inflamação articular causada pela presença de cristais de ácido úrico nas articulações afetadas.
Artrite idiopática
Apelidada de artrite reumatóide juvenil, é de causa desconhecida ( tal como o nome indica “idiopática”), afetando crianças e adolescentes, não só nas articulações mas também em outros órgãos, podendo haver comprometimento do coração e dos pulmões.
Tratamento da artrite
A cura definitiva da artrite ainda não foi descoberta, mas existem formas de  trazer alívio da dor e melhoria da capacidade de movimentos, recomendando-se uma alimentação cuidada, devendo evitar o consumo exagerado de alimentos ricos em proteína e beber muita água
Diagnóstico da artrite
Para diagnosticar a artrite o médico ortopedista ou fisioterapeuta poderão além de observar os sinais clínicos da doença como a deformidade articular, as características inflamatórias e ouvir as queixas do paciente, pedir um exame de raio-x para comprovar o inchaço local e a deformidade articular. Em alguns casos a avaliação laboratorial do faore reumatóide pode ser útil, mas nem sempre é necessária. Para o diagnóstico da artrite séptica a punção do líquido sinovial da articulação afetada é indispensável.
Tratamento para artrite
O tratamento baseia-se no alivio dos sintomas da doença e melhoria da qualidade de vida do doente, porque o desgaste articular não pode ser totalmente revertido. Para tal pode-se recorrer a toma de medicamentos como analgésicos, antiinflamatórios e imunosupressores e mudanças no estilo de vida, onde preoconiza-se evitar esforços físicos.
Contudo, se o médico achar que a articulação está muito desgastada e se não houver outros inconvenientes, ele poderá sugerir que se faça uma cirurgia para a colocação de uma prótese no local da articulação afetada.


Fonte: Manual Merck

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Cabelo Coroa de Gloria da MUlher ?????? ......UFA!!!!!!!!!!!!!!!



O pH do cabelo deve ser mantido entre 4,2 e 5,8 (pH ácido)devendo ter atenção na escolha dos produtos utilizados pois o pH do cabelo deve ser mantido, caso contrário o cabelo pode ficar seco.

 No que diz respeito a humidade do cabelo esta deve ser mantida na ordem dos 15%, o que implica ter alguns cuidados no tratamento do cabelo no dia-a-dia, tais como:

 • Não deve lavar o cabelo todos os dias pois assim o cabelo não consegue recuperar a sua hidratação naturalmente.

 • Se lavar o cabelo á noite deve secar o cabelo com o secador, pois o cabelo fica a secar contra a almofada,não conseguindo ser “arejado” criando “mau cheiro” e jeitos que depois não gostamos.

 • Não devemos de andar a trocar os produtos todos os meses, pois para termos algum resultado a longo prazo temos de utilizar os mesmos produtos para ver se resulta ou não.

 • Se quiser o cabelo ainda mais brilhante, após a ultima lavagem deitar um jarro de água com vinagre e deixar secar.

 Como tal para cuidar do cabelo devemos estabelecer tratamentos que vão incidir sobre a hidratação, nutrição e reconstrução do cabelo.

 a) Hidratação: baseia-se na utilização de produtos compostos por vitaminas B5 e A, glicerina e/ou aloé vera que ajudam a repor a humidade do seu cabelo, fazendo com que o cabelo absorva melhor a água, tornando-os mais macios e fáceis de pentear ( e eu que diga …. Que a minha princesa tem cá uma “juba” )

 b) Nutrição: no campo da nutrição temos os produtos com colagéneo, manteiga de Karité, óleos vegetais (Argan, azeite extra-virgem, linhaça, etc). Este processo permite reduzir o volume, dando-lhe brilho e mais definição, no caso dos caracóis ( o caso da minha princesa….. UFA!!!!!!).

 c) Reconstrução: esta etapa visa deixar o cabelo mais resistente e encorpado devendo utilizar-se produtos que contenham queratina e colágeno .


 Quem diz que o cabelo é a coroa de glória de uma mulher, nem tem a noção do trabalho que dá .

terça-feira, 1 de setembro de 2015

Como Usar Bicarbonato para a sua Beleza







Limpeza profunda dos cabelos.

Adicione um pouco de bicarbonato ao seu champon para fazer uma 
limpeza profunda e remover totalmente os resíduos que ficam nos fios.

Cuidados com as cutículas

Coloque uma colher de chá de bicarbonato de sódio em um copo com 
água morna e use a solução para massajar as cutículas.

Cotovelos e joelhos mais macios

Misture um pouco de bicarbonato de sódio ao seu hidratante e 
massajar em movimentos circulares joelhos e cotovelos para
 potencializar a hidratação.

Esfoliação facial e corporal com bicarbonato

Faça uma mistura com 3 medidas de bicarbonato e 1 medida de água
 e use essa pasta para esfoliar o rosto e o corpo com movimentos circulares. 
A mistura é tão suave que pode ser usada todos os dias






Fonte: baudasideias