Pesquisar este blog

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Angélica – Angelica archangelica

 



 

Planta herbácea que mede de 1 a 2 m de altura. Seu caule é grosso e canelado. Nas extremidades se encontram as flores dispostas numa inflorescência em forma de umbela. Muito parecida com a cicuta que pertence à mesma família, porém com uma diferença significativa - a angélica exala um aroma agradável entre picante e adocicado, enquanto a cicuta tem odor desagradável.
A planta angélica inclui os sinônimos botânicos Angelica atropurpurea e Angelica officinalis. Pertence a família Apiaceae, existindo mais de 50 espécies.

Nomes Populares:
 Angélica – Angelica archangelica, também é conhecida como erva-angelica, planta angelica, angelica-de-jardim, aipo-selvagem, arcanjo, raiz-do-espírito-santo.

História e Curiosidades:
A Angelica é uma planta selvagem, encontrando-se na Finlândia, Suécia, Noruega, Dinamarca, Groenlândia e Islândia, principalmente no norte destes países. A planta angelica é cultivada na França, sobretudo em Marais Poitevin, uma região de sapal (área periodicamente alagada por água salgada). Também cresce em determinadas regiões da Alemanha e da Romênia.
Pensa-se que o nome da planta do fato dela proteger pessoas de várias doenças, incluindo pragas e envenenamentos. Curiosamente, a angélica costuma florescer por volta do dia 8 de maio, o dia do banquete de São Miguel Arcanjo. Outra razão para o nome popular remete à histórias que contam que o Arcanjo Rafael em um dos sonhos vislumbrou a figura de um monge que lhe disse que a angelica ajudaria a combater a peste bubônica.
Durante a Idade Média, a planta angelica foi combinada com outras ervas para fazer a “água carmelita“, usada como tônico e água de colônia para curar dor de cabeça, promover o relaxamento corporal, longevidade, proteger contra venenos e magias das bruxas. A água carmelita é extrato alcoólico formulado pelas freiras carmelitas da abadia de St. Just e foi comercializada sob o nome de Eau de Carmes.


Propriedades medicinais:

As sementes são usadas para indigestões ácidas, náuseas e vômitos, pois esta planta melhora o funcionamento do fígado e baço e, em pequenas quantidades estimula as secreções digestivas A planta angélica também é usada para fortalecer o coração e os pulmões. Algumas pessoas acreditam que quando a angelica é consumida, diminui a vontade de ingerir álcool. Algumas pessoas mastigam a raiz seca para usufruir das propriedades antivirais e antibacterianos. é um anti-inflamatório de uso tópico.
A angelica alivia problemas de circulação periférica e reduz a pressão arterial elevada, agindo para estabilizar os vasos sanguíneos. Estudos preliminares realizados na China sugeriram que a angelica aumenta a contagem de células vermelhas no sangue, o que significa que ela pode ser útil tratamento de anemias. Os pesquisadores também relataram que a planta angelica aumenta a capacidade de coagulação do sangue. Pesquisadores alemães descobriram que a angelica relaxa a traqueia, sugerindo que ele possui alguma validade no tratamento natural de resfriados, gripes, bronquite e asma. A pesquisa adicional também validou a sua utilização em problemas digestivos. Pesquisadores japoneses relataram efeitos anti-inflamatórios, confirmando o uso de angelica para tratar problemas de artrite.

Propriedades Medicinais:
adstringente, anti-inflamatória, antirreumática, aromática, carminativo, colagogo, diaforético, diurético, expectorante, tônico digestivo, tônico estomacal, tônico uterino.

Patologias:
 alcoolismo, anemia, anorexia, artrite, asma, bronquites, cãibras, choques elétricos, cólica, dispepsia, enrijecimento dos músculos, enxaqueca, espasmos gastrointestinais, flatulência (gases intestinais), indigestão, náuseas, perda de apetite, resfriados, reumatismo, tifo, vômitos.

Angélica na Culinária:
Em alguns países da Escandinávia, os talos da angélica são cozidos como legume. Os talos são confeitados em forma de geleia e usados em bolos de frutas.
A planta angelica também é utilizada para temperar peixes e as folhas são acrescentadas a saladas e sopas.

Contraindicações e Efeitos Secundários da Angélica:
Sendo semelhante a várias espécies venenosas, por isso, deve ser consumida apenas quando houver certeza absoluta de sua identificação.
Doses elevadas da planta podem alterar a pressão sanguínea e respiração, além de provocar mudanças no sistema nervoso.
Os diabéticos devem evitar a erva, vez que a mesma possui altas concentrações de açúcar.
Não deve ser consumida durante a gravidez e períodos de menstruação.
Fonte:plantasmedicinaisefitoterapia.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário