Pesquisar este blog

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Tensão muscular




Dor em um musculo específico ou grupo muscular associado à presença de pontos gatilhos, que são nódulos dolorosos na musculatura, que quando pressionados, provocam dor aguda local ou dor referida ou formigamento em outra região do corpo.
Tal situação acontece frequentemente na zona do pescoço e ombros,o que faz com que  ficamos mais irritados, mais cansados, e semconseguimos dormir.
Para que nossa energia corporal flua e para que exista uma sensação de bem estar, é necessário que a região da nuca e ombros esteja relaxada podendo assim correr os impulsos elétricos enviados do cérebro para o corpo.
Diferentes tipos de dor :
Dor provocada por uma radiculopatia (vulgar hernia de disco), caso esteja tocando no nervo, essa hérnia pode ter origim num acidente,má postura ou encurtamento dos músculos do pescoço.
Dor torcicolo, surge quando dormimos de mal posicionados e acordamos sem conseguir mexer o pescoço (pode surgir ou por ficar muito tempo numa mesma posição, ou no caso de um acidente quando você leva uma pancada, ou por apanhar uma corrente de ar frio no pescoço).
Dor de causa emocional devido a um trauma emocional muito grande acompanhada de grande alteração nervosa e raiva.
Dor de tensão / inflamação muscular, normalmente por trabalhar olhando muito tempo para cima ou,para baixo (trata-se de uma dor posicional)
Dor por subluxação, isto é, desalinhamento vertebral, podendo haver uma compressão do nervo causando dor;
Sintomatologia:
Temos como fator fator comum a todas as causa uma contração/tensão contínua dos musculos, sendo a mais vulgar a tensão  dos musculos que circudam o pescoço, do peitoral menor e do trapézio.
Devido a essa continuidade de contração, existe pontos de dor, onde formam contraturas (parecem  pequenas bolas) que quando apertadas, são dolorosas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário