Pesquisar este blog

quinta-feira, 4 de abril de 2013

10 dicas de alimentação para a gota

 

A gota é uma doença que atinge as articulações e é caracterizada por inflamação e dor intensa. Os sintomas são decorrentes do acúmulo de ácido úrico no organismo, que pode ocorrer devido a problemas genéticos, falha renal ou dieta inapropriada. Antigamente a gota era conhecida como “a doença dos reis”, uma vez que está intimamente associada a dietas ricas em gorduras e produtos cárneos. Uma das maneiras de controlar as crises de gota é ter uma alimentação adequada. Veja nossas dicas para ter uma alimentação adequada e evitar a gota.
1. Beba muita água. A água ajuda o corpo a eliminar o excesso de ácido úrico e outras toxinas, além de favorecer a diurese e depuração do sangue. Evite beber refrigerantes e sucos adoçados. Beba, de preferência, mais de 2 litros de água por dia.
2. Obtenha suas necessidades diárias de proteínas de produtos lácteos de baixa caloria. Isso inclui queijo cottage, queijos feitos com leite desnatado, ricota, e outros derivados com baixa porcentagem de gordura.
3. Limite seu consumo de carne. Isso inclui carne vermelha e branca. Reduza a ingestão frutos do mar, uma vez que eles são ricos em purinas e podem desencadear as crises de gota.
4. Reduza o consumo de álcool. O álcool, além de reduzir a excreção de ácido úrico, favorece a formação de gota, sobretudo em homens. A cevada, contida na cerveja, é rica em purinas.
5. Controle o seu peso. O sobrepeso e obesidade são fatores de risco para o aparecimento da gota. Tenha uma dieta composta por frutas, legumes e vegetais e pratique atividades físicas para reduzir o ganho de peso.
6. Reduza a ingestão de doces. A quantidade excessiva de açúcar refinado pode desencadear diabetes. Estudos têm demonstrado que altos níveis de insulina no sangue podem levar a níveis elevados de ácido úrico. Evite alimentos com alto teor de xarope de frutose e açúcar, como balas, bolos, chocolates, etc.
7. Reduza a quantidade de pães. O fermento usado para produzir os pães são ricos em purinas, que aumentam a quantidade de ácido úrico no sangue.
8. Consuma alimentos com baixo teor de purinas. Isso inclui derivados do leite, vegetais (como couve, repolho, alface), frutas, cereais e farináceos derivados de trigo. ATENÇÃO: leguminosas (como feijão, soja, grão de bico, ervilha, lentilha, etc) têm teor intermediário de purinas. Atenção para o consumo de certos vegetais, como espargos que são ricos em purinas (podem causar crises de gota em algumas pessoas).
9. Evite miúdos. Isso inclui fígado, coração, língua, rim, miolos. Evite também carnes curadas e em conserva, como salsichas, bacon, derivados de cabrito, carneiro, vitela, salame, etc.
10. Ingira vitamina C. Estudos mostram que a ingestão de vitamina C ajuda a reduzir a quantidade de ácido úrico no sangue. Dessa forma, ingira frutas como laranja, acerola, pitanga, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário