Pesquisar este blog

sábado, 27 de abril de 2013

Geoterapia





A cura pela terra

É da terra que retiramos nosso alimento, nossa água, nossa energia vital. Nas palavras do chefe índio Seattle, de nação Sioux, "tudo quanto fere a terra, fere também os filhos da terra".
 Como ciência do uso da terra, a geoterapia é sem dúvida uma das mais importantes técnicas terapêuticas da medicina natural. Está presente nos mais antigos tratados de cura popular e constitui uma técnica bastante difundida entre curandeiros e médicos famosos.
 Hipócrates (c. 460-c, 377 a.C.), médico grego considerado o "Pai da Medicina", frequentemente utilizava a argila em seus tratamentos e ensinava seus discípulos como usá-la de maneira adequada. Encontramos essa prática mencionada na obra de médicos célebres como Avicena (980-1037), Averrois (1126-98) e Galeno (c. 131-c 201) além de cientistas e filósofos como Plínio (c.23-79 d. C), Aristóteles (384-322 a. C) e, mais recentemente, o Mahatma Gandhi, grande admirador dos efeitos curativos da terra. Hoje raramente encontramos uma clínica naturalista que não utilize a argila, sozinha ou associada a outros elementos.

Usos e costumes antigos

 Os antigos egípcios utilizavam a argila como um dos componentes no embalsamamento das múmias e para a preservação de alimentos de origem animal. Na América, alguns grupos indígenas tinham por tradição "enterrar"seus doentes, que eram colocados de corpo inteiro, na posição vertical, dentro de um buraco cavado na terra. Apenas a cabeça era deixada para o lado de fora, e o doente permanecia assim, em contacto com a terra, durante muitas horas. Esse tipo de tratamento era aplicado aos doentes terminais, à beira da morte.
 Durante os ataques que sofreram dos Estados Unidos, os vietnamitas e coreanos empregaram o banho de argila para tratar queimaduras sérias, inclusive as provocadas por napalm. Ainda hoje no Japão a argila é utilizada para conservar, às vezes por vários anos, ovos e alimentos de procedência animal.

O homem e a terra

 Universalmente, a terra é a matriz que concebe as fontes, os minerais, os metais. Da terra retiramos o nosso alimento, a nossa água - dela depende a nossa vida. Nada mais natural, então, do que utilizá-la como remédio.
 Em filmes documentários, frequentemente observamos cenas em que animais selvagens se untam de lama ou permanecem muito tempo mergulhados no lodo húmidos. Mesmo o nosso cão doméstico não dispensa seus "banhos de lama" sempre que tem oportunidade. Por instinto, os animais percebem a capacidade que a argila possui de manter seus corpos mais sadios e de livrá-los de energias malsãs.
 A saúde e o bem-estar só podem existir quando o homem vive em harmonia com a terra em que habita, o que equivale a dizer que ele deve estar sempre em harmonia com as leis da natureza. Não podemos esquecer que a terra possui tudo o que necessitamos: sua utilização como medicamento é a mais natural das medicinas

Nenhum comentário:

Postar um comentário