Pesquisar este blog

domingo, 7 de abril de 2013

Aromaterapia II
Aromaterapia é a utilização da parte mais sutil da planta: Sua Essência, com fins terapêuticos através dos óleos essenciais. A essência das plantas contém sua energia vital que atua diretamente sobre a harmonia das 3 esferas do corpo humano: mental, físico e emocional. Há milhares de anos, os óleos das plantas vêm sendo utilizados como medicamentos, unguentos, perfumes e cosméticos, destacando-se sua utilização pelos egípcios, antigos mestres da perfumaria, e os gregos que também os utilizaram largamente como remédios e cosméticos aromáticos. Quem nunca ouviu falar dos famosos banhos públicos aromáticos romanos? Com a descoberta da destilação, houve um grande desenvolvimento nesta área em países europeus.
A partir do trabalho científico de diversos pesquisadores a aromaterapia foi aceita como uma nova e importante forma de terapia, sendo largamente utilizada atualmente na indústria de medicamentos, cosméticos e perfumaria.

Definição de Óleos Essenciais

Os óleos essenciais são compostos orgânicos voláteis das plantas, extraídos por destilação a vapor ou extração por solventes voláteis das folhas (alecrim), flores (camomila), cascas de frutas (limão), madeiras (cedro), raízes, etc.
 Outro método empregado é o de prensa manual, especialmente para frutas cítricas como: limão, laranja, "grapefruit", bergamota e tangerina, indicados principalmentepara uso oral. "Enfleurage" é o método utilizado para a obtenção de finas fragrâncias como rosa, jasmim, gardênia, flor de laranjeira, angélica e outras, sob a forma de óleosabsolutos muito concentrados. A quantidade de plantas versus quantidade de essência produzida é muito grande, podendo ser necessário mais de 1000 kg de pétalas de rosas para produzir 1 litro de óleo.
As essências podem ser incolores ou coloridas, são solúveis apenas em álcool, éter e óleos vegetais, podem manchar tecidos e são inflamáveis.

Propriedades Terapêuticas

Os óleos essenciais atuam sobre a harmonia e saúde dos corpos físico, mental e emocional. A nível de corpo físico, o poder de penetração e atuação dos óleos é muito grande, e muitas vezes sua ação varia de acordo com
a dose prescrita. Possuem atuações:

1) No organismo como um todo: ação carminativa, antiespasmódica e digestiva, combatendo a prisão de ventre,diarréia, flatulência e má digestão.
2) No sistema cardiovascular, pode atuar como hipertensor, hipotensor, vasoconstrictor e anti-espasmódico.
3) No sistema linfático, são poderosos antissépticos.
4) No sistema respiratório, têm ação-antisséptica, anti-espasmódica e expectorante.
5) Os óleos também agem no sistema urinário como diurético, na eliminação de cálculos renais e no tratamento de infecções e disfunções urinárias.
6) Também são utilizados para tratamento de impotência e frigidez, doenças venéreas, etc. Os afrodisíacos mais notáveis são jasmim e ilangue-ilangue.
7) Sua função endócrina envolve a estimulação de glândulas para a produção de hormônios e a atuação de alguns óleos como hormonas.
8) No sistema nervoso, poucos estudos criteriosos foram feitos a respeito, mas se conhece sua ação como estimulantes e sedativos, desenvolvendo a memória e o raciocínio, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário