Pesquisar este blog

sábado, 2 de março de 2013


Acataia
Imagem de Arcanjo Miguel

Nome popular: Acataia.
Origem: Ásia.
Propriedades: Adstringente, estimulante, diurética (faz urinar), vermicida (elimina vermes), antigonorréica, anti-hemorroidal, antidiarréica, vermífuga.
Parte usada: Folhas e ramos.
Usos: É amplamente utilizada na medicina caseira em muitas regiões, sendo considerada adstringente, estimulante, diurética (faz urinar), vermicida, antigonorréica, anti-hemorroidal, sendo empregada também na aplicação local contra úlceras de pele, erisipela e artrite. Indígenas das Guianas utilizam um gel preparado de sua seiva como colírio para inflamações dos olhos. Internamente a planta é empregada contra diarréia, parasitoses intestinais, astenia, e indisposição. Externamente é utilizada no tratamento de erisipelas, hemorróidas e contra dores de origem reumática.

Atenção: É considerada abortiva, não sendo recomendada para mulheres em gestação.

Forma de uso / dosagem indicada:
Chá Para afecções das vias urinárias, erisipelas, eczemas, varizes, fragilidade capilar, e como estimulante da circulação, a literatura recomenda o seu chá preparado adicionando-se água fervente em 1 xícara (de chá) contendo 1 colher (de sopa) de folhas e ramos picados, na dose de 1 xícara (de chá), 3 vezes ao dia.

Recomenda-se também para seu uso externo, em aplicações locais de seu chá concentrado contra afecções da pele, feridas e úlceras varicosas, e na forma de banho de assento, contra hemorróidas, e como cataplasma, nos casos de reumatismo, artrites e dores musculares.

Pomada cicatrizante que pode ser utilizado em feridas e queimaduras leves.

Ingredientes:
§  2 colheres (sopa) de folhas secas de acataia
§  o quanto baste de óleo mineral
§  o quanto baste de parafina líquida

Modo de Preparo:
Coloque as folhas de acataia em uma panela e cubra com óleo mineral. Leve ao fogo baixo e deixe ferver por 10 minutos, sempre mexendo com uma colher de pau. Depois coe o óleo e misture a mesma quantidade de parafina líquida. Mexa até obter uma mistura bem homogênea, vire em um recipiente com tampa e guarde em um local seco.

Posologia
Lave bem o local lesionado com água e sabão. Depois aplique a pomada, espalhando bem. Repita essa operação até a ferida estar completamente cicatrizada.

Cuidados
Em casos de queimadura ou ferida, um médico sempre deve ser consultado. Somente um especialista poderá prescrever o tratamento correto para o seu caso. Os medicamentos caseiros devem apenas complementar esse tratamento.

Referências bibliográficas: 
Lorenzi, H. et al. 2002. Plantas Medicinais no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário