Pesquisar este blog

quarta-feira, 13 de março de 2013


Afecções respiratórias

 Entende-se por infecção respiratória toda doença causada por micróbios que atacam o sistema respiratório do indivíduo. Essas doenças são subdivididas em agudas ou crônicas.
As infecções respiratórias agudas são caracterizadas pelo início imediato logo após a contaminação pelo micróbio, são exemplos: a gripe, amigdalite, resfriado, entre outras doenças.
Os sintomas mais comuns entre as pessoas que estão com infecção respiratória aguda são: tosse, chiado no peito, nariz escorrendo, dor de garganta, dor de ouvido e dificuldades para respirar.
As doenças respiratórias crônicas, já são mais perigosas e exigem maiores cuidados. A asma e a tuberculose são exemplos deste tipologia de infecção respiratória. Outra característica, é que elas duram muito mais do que as doenças respiratórias agudas.
No caso das doenças respiratórias agudas, a considerada mais grave é a pneumonia, e é ainda mais perigosa para crianças, principalmente menores de 2 meses de idade.
As infecções respiratórias agudas são provocadas por agentes diversos, os micróbios podem ser vírus ou bactérias. Um vírus é responsável pela gripe comum e alguns tipos de pneumonia, enquanto as bactérias provocam doenças mais graves, como a sinusite ou a pneumonia.
Crianças de famílias com baixa renda, fumantes, pessoas que frequentam lugares com aglomeração de gente, estão mais expostas a infecção aguda. Além disso, a falta do aleitamento materno, baixo peso e desnutrição aumentam as possibilidades de contaminação.
O fumo do cigarro faz mal porque é nociva para o pulmão, as substâncias tóxicas contidas nela lesam o órgão.

Tratamento:

O paciente com infecção respiratória aguda, na maioria dos casos é necessário o uso de antibióticos ou anti-inflamatórios no tratamento de resfriados. Além disso, o doente deve ingerir muito líquido e repousar.


• Prepare uma infusão de 10 gramas de flores de perpétua em 1 litro de água e tome 3 a 4 chávenas por dia.

• Derrame 1 chávena de água fervente sobre 1 colher das de chá de folhas de aroeiía.
Deixe esfriar por 15 minutos e coe. Beba 2 ou 3 xícaras por dia.

• Coloque 10 gramas de folhas secas de parietária em um pilão e amasse-as até reduzi-las a pó. Misture 100 gramas de mel e bata até misturar bem. Tome 1 colher de 2 em 2 horas.

• Verta 1 chávena de água fervente sobre 2 gramas de flores de alfavaca-do-campo (manjericão). Tome 4 chávenas por dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário