Pesquisar este blog

sábado, 16 de março de 2013


Arteriosclerose

A arteriosclerose é uma doença crónica, de desenvolvimento lento e progressivo. Caracterizada pela falta de flexibilidade das artérias (veias de grande calibre que levam o sangue do coração aos órgãos) resultante do espessamento e endurecimento das paredes em determinadas zonas do corpo. É mais frequente nos homens e idosos.
É classificada patologicamente em 3 tipos: arteriosclerose calcificante focal (esclerose de Monkberg), a arteriolosclerose e a aterosclerose
A aterosclerose é a mais frequente, atinge artérias de grande e médio calibre, desencadeada pela acumulação de gordura, cálcio e outras substâncias nas paredes internas das artérias. A zona onde há a acumulação chama-se de placa. Esta reduz o calibre da artéria provocando diminuição da quantidade de sangue que consegue passar e consequente aumento do esforço do coração para bombear. Este esforço provoca hipertensão arterial sistólica.
A superfície interna da artéria é lisa. Com aterosclerose torna-se irregular, o que constitui um obstáculo à circulação e facilita a formação de coágulos (trombos) no local da placa entupindo total ou parte da artéria impedindo ou diminuindo a passagem do sangue.
Os trombos formados sobre e placa ao se soltarem no cérebro provocam uma embolia ou trombose cerebral, se for no coração provocam um enfarte mas se for num membro (perna) o doente claudica (manca). Se a obstrução da perna for total, o sangue não passa e provoca gangrena. A gravidade e consequência da doença dependem do local onde ocorreu.

Causas
- Idade (a placa vai-se formando com o avançar da idade)
- Colesterol elevado (o excesso acumula-se nas paredes das artérias)
- Intoxicações (alteram a estrutura da parede das artérias)
- Diabetes (dificulta a cicatrização das lesões e se não for tratada pode causar insuficiência cardíaca ou insuficiência renal)
- Sífilis (a bactéria que provoca sífilis destrói a mucosa a provocando cortes muito pequenos na mucosa)

Factores de risco
- Surge em pessoas com a idade compreendida nos 50 a 70
- Sexo masculino até +/- 50 anos. As mulheres após a menopausa igualam
- A hipertensão arterial altera a superfície interna das artérias, favorecendo a formação de trombos
- O tabaco aumenta de uma forma bastante considerável o risco. Se o doente deixar de fumar melhora a evolução da doença
- O colesterol elevado no sangue aumenta o risco de depositar o excesso nas paredes das artérias obstruindo-as
- A actividade física reduz o colesterol e melhora a circulação
- Não é genético mas há uma alteração metabólica em algumas famílias tornando-as mais propensas.

Diagnóstico
Quando o doente chega deve-se tentar saber o máximo de informações possíveis sobre o que sente, hábitos de vida e medicamentos que toma, para se poder fazer a história clínica dele.
No exame físico, o médico pede análises ao sangue, electrocardiograma ao coração, entre outros, para tentar saber a gravidade da doença.
Esta doença evolui por várias fases (estadios), tendo cada uma o seu tratamento diferente.
É fundamental o controle das gorduras do sangue, hipertensão, diabetes, tabaco e obesidade.


Tratamento Preventivo:

• Ferva 30 gramas de folhas de alcachofra em 1 litro de água e tome 1 xícara 3 vezes ao dia.

• Tome chá de chá de campanha e de erva-dutra combinados, 3 vezes ao dia, após as refeições, por tempo indeterminado. Essas chás são depurativos impedindo o acumulo de sedimentos e partículas no interior d vasos sanguíneos, além de prevenirem contra o endurecimento das artérias. Utilize como preventivo, principalmente se já existem casos na sua família.

• Para fortalecer o coração, combater o colesterol e normalizar a pressão, prepare por decocção um chá de sete-sangrias e tome 4 a 5 vezes por dia.

• Beba o sumo de 1 limão de uma só vez. No dia seguinte, beba o sumo de dois limões e continue aumentando a dose em 1 limão por dia, até atingir o total de 10 limões. Repita esse tratamento após um intervalo de 6 dias e sempre que se fizer necessário.

• Em 1 litro de água fervente coloque 30 gramas de flores de espinheiro-alvar e deixe repousar por 18 minutos. Tomar 2 ou 3 chávenas ao dia.

• Bata duas maçãs, bem lavadas e com casca, no liquidificador e tome entre as 5 e as 6 horas da tarde, diariamente, durante 15 dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário