Pesquisar este blog

segunda-feira, 25 de março de 2013

Prostatite, o que é?




A prostatite é uma inflamação da próstata.,sendo geralmente uma infecção bacteriana que se estende até à próstata, a partir do tracto urinário.


Sintomatologia:

A infecção da próstata provoca:
 - dor na virilha,
 - dor entre o pénis e o ânus
 - dor parte inferior das costas
  - calafrios
 - febre
 - aumento de urinar com frequência e de forma imperiosa
 -  sangue na urina.

Se a infecção bacteriana se estender até ao escroto ai podemos ter também:
 - intenso mal-estar
 - edema
 - dor muito forte, ao toque na zona afectada
 -impotência devido à dor.
A prostatite também pode ser o resultado de infecções por fungos, vírus e protozoários.


Diagnóstico e tratamento
Baseia-se geralmente nos sintomas e no exame físico. Quando o médico faz o toque retctal, a próstata pode estar inchada e tornar-se dolorosa ao tacto, podendo o  médico  obter uma amostra de urina ou de secreção para a sua cultura, fazendo pressão sobre a próstata durante o exame.
Se a  prostatite não é provocada por uma infecção, os banhos de assento quentes, a massagem periódica da próstata e a ejaculação frequente são actividades recomendadas para aliviar os sintomas. Um analgésico, como o paracetamol ou a aspirina, pode ser necessário para reduzir a dor. O facto de tomar laxativos e de beber muitos líquidos também ajuda a aliviar os sintomas.

Quando a prostatite é provocada por uma infecção bacteriana, deve ser administrado um antibiótico oral,  durante 30 ou 90 dias, uma vez que se reduzir em menos tempo a toma de antibióticos, só pode curar parcialmente a infecção e esta degenerar numa infecção crónica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário