Pesquisar este blog

sexta-feira, 22 de março de 2013

O que é:
A artrite é uma inflamação articular que gera sintomas como dor, deformidade e dificuldade no movimento, que ainda não tem cura, sendo o seu tratamento é feito através de medicamentos, fisioterapia e exercícios, mas em alguns casos pode-se recorrer à cirurgia.
Causas da artrite:
- traumatismo,
- excesso de peso,
- alimentação,
- desgaste natural da articulação e/ou por doenças do sitema
Sintomas de artrite
Idependemtemente da idade e do numero de articulações afetadas, os sintomas da artrite são:
  • Leve aumento da temperatura na região afetada;
  • Dor nas articulações afetadas;
  • Inchaço nas articulações afetadas;
  • Vermelhidão na articulação afetada;
  • Dificuldade em realizar movimentos com o membro afetado;
  • Deformidade nas articulações afetadas, numa fase mais avançada da doença;
  • Rigidez matinal que pode perdurar de 15 minutos a 2 horas no caso da artrite reumatóide.
Tipos de artrite
A artrite é subdividida em:
Artrite reumatóide
Trata-se de uma doença auto-imune que causa dor e deformação articular progressiva e permanente, se não for tratada adequadamente.

Artrite Septica
Uma inflamação que ocorre numa única articulação, sendo causada pela presença de microorganismos como fungos e bactérias, sendo o mais comum o Staphylococcus Aureus.
 Podendo levar á perda da função da articulação, trata-se uma patologia mais comum nas ancas, podendo ocorrer também nos ombros, joeçhos ou tornozelo.
Artrite psoriática
Devido a uma inflamação e destruição articular em indivíduos com psoríase, (±10 anos).
Artrite gotosa
Também denominada por  gota (já falamos desta patologia neste blogue)é uma inflamação articular causada pela presença de cristais de ácido úrico nas articulações afetadas.
Artrite idiopática
Apelidada de artrite reumatóide juvenil, é de causa desconhecida ( tal como o nome indica “idiopática”), afetando crianças e adolescentes, não só nas articulações mas também em outros órgãos, podendo haver comprometimento do coração e dos pulmões.
Diagnóstico da artrite
Para diagnosticar a artrite o médico ortopedista ou fisioterapeuta poderão além de observar os sinais clínicos da doença como a deformidade articular, as características inflamatórias e ouvir as queixas do paciente, pedir um exame de raio-x para comprovar o inchaço local e a deformidade articular. Em alguns casos a avaliação laboratorial do faore reumatóide pode ser útil, mas nem sempre é necessária. Para o diagnóstico da artrite séptica a punção do líquido sinovial da articulação afetada é indispensável.
Tratamento para artrite
A cura definitiva da artrite ainda não foi descoberta, mas existem formas de  trazer alívio da dor e melhoria da capacidade de movimentos, recomendando-se uma alimentação cuidada, devendo evitar o consumo exagerado de alimentos ricos em proteína e beber muita água.
O tratamento baseia-se no alivio dos sintomas da doença e melhoria da qualidade de vida do doente, porque o desgaste articular não pode ser totalmente revertido. Para tal pode-se recorrer a toma de medicamentos como analgésicos, antiinflamatórios e imunosupressores e mudanças no estilo de vida, onde preoconiza-se evitar esforços físicos.
Contudo, se o médico achar que a articulação está muito desgastada e se não houver outros inconvenientes, ele poderá sugerir que se faça uma cirurgia para a colocação de uma prótese no local da articulação afetada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário