Pesquisar este blog

sábado, 31 de outubro de 2015

AOS OLHOS DOS NOSSOS FILHOS






Este texto foi feito a partir de um artigo que recebi na net (e que já não me lembro....... é o PDI) do qual fiz um resumo mas que achei que devíamos pensar um pouco sobre isto.Já o tendo publicado em 2013, achei que devia publicar novamente, pois nunca é bom esqueçer da nossa luz ao fim do tunél.......os nossos filhos!!!

Ao autor devo tirar o chapéu pois isto está presente no nosso dia-a-dia mas não damos por isso. Espero que gostem e pensem........

"Vermo-nos aos olhos dos nossos filhos……. Já alguma vez tentaram olhar para as situações através dos olhos de nossos filhos? Qual é a sensação de ser de 3, 7, 12 ou até mesmo 16 anos? Gostaríamos de pensar que somos todos simpáticos aos ensaios e atribulações que os nossos filhos vão passar. Depois de tudo o que éramos na sua idade, por isso, portanto, que, obviamente, deve entendê-los, certo? Isso seria verdade se os nossos bancos de memória nos permitissem manter todo esse conhecimento. Podemos lembrar situações específicas e, possivelmente, os sentimentos que vêm com eles, mas o que é que os nossos filhos vêem quando eles estão nos observando? Alguma vez nós já vimos os nossos filhos se comportarem de uma maneira que lhe faz lembrara nós próprios?

Lembro-me disso quando observo a minha filha, que fez ontem oito anos de idade, a gritar e a ralhar com as suas monster high o tempo todo dizendo que elas tinham que limpar o que tinham desarrumado pois ela não ia para ajudá-las e, que para isso tinham 20 minutos senão ia tudo para o lixo. Eu fiquei chocada, porque eu estava vendo uma imagem que estava imitando meu comportamento e para ser justa, não foi exagerado também. Isso foi um verdadeiro momento de clareza!!!!!

 Devemos ter a noção que os nossos filhos vão modelar-se com base em nós, e nos nossos comportamentos, que são comportamentos aprendidos, logo se nos vermos através dos olhos das nossas crianças podemos ter uma noção científica dos nossos comportamentos. Quando começamos a gritar, usar expressões faciais animadas e exagerado mão / braço movimentos, imagine o que se parece a uma criança que é menor do que nós. Parecemos umas mães assustadores não umas mães carinhosas. É tão fácil perder a paciência e ficar exasperada. Podemos ser firme e responsável, sem olhar como se fôssemos personagens assustadores desenhos animados.

 Nossos filhos gastam quase metade de suas vidas com a estirpe de seus pescoços para sequer olhar para os nossos rostos, o seu nível de olho é nossos joelhos, coxas, quadris e assim por diante. A paternidade não é para os fracos de coração. É material resistente hard-core! As pessoas vão dizer que você aproveite cada momento, porque ela passa tão rápido e honestamente eles estão certos. Embora seja difícil apreciar as birras, fraldas sujas e as conferências de pais e professores intermináveis, devemo-nos lembrar que eles são todas as bênçãos. Nós somos os heróis dos nossos filhos, quando eles olham para nós tudo o que vêem é a única pessoa que os ama mais do que qualquer coisa no mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário