Pesquisar este blog

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Vitamina A para quê?


  A vitamina A, também chamada "a vitamina da vista", foi descoberta pelos gregos, há mais de 2 mil anos e descobriram-na ao verificar que o fígado dos animais continha alguma coisa que curava positivamente determinada afecção dos olhos.

  Hoje sabemos que ela também se encontra no leite e nos ovos, e em tantos outros alimentos que não há desculpa aceitável para que uma pessoa venha a sofrer carência dessa vitamina. cuja falta logo se faz sentir pela dificuldade ou pela impossibilidade de ver bem com pouca luz.

 Vitamina A propriamente dita não existe nas plantas. Estas fornecem o caroteno, uma provitamina A, que no fígado, se transforma em vitamina A. A vitamina A confere elementos de defesa contra as infecções; preside ao crescimento; alimenta a membrana mucosa e os tecidos, dando-Ihes resistência às enfermidades; etc,  pode ser considerada a "vitamina da beleza", pois figura em primeiro plano como agente de defesa orgânica contra as infecções. protegendo a saúde, que é a condição primordial da beleza. Contribui. ainda, para o desenvolvimento normal dos dentes e a conservação do esmalte, e tem que ver com a saúde e o bom estado dos olhos, da pele e dos cabelos.

  A falta ou insuficiência de vitamina A perturba o crescimento  do individuo, produz secura da pele, da conjuntiva e das glândulas lacrimais, acarreta moléstias dos olhos (xeroftalmia, cegueira noturna), predispõem às infecções das vias respiratórias e aos cálculos renais.
   
  Nossa alimentação deve conter pelo menos 5 000 U.I. de vitamina A por dia.
   Ricas fontes de vitamina A ou provitamina A (caroteno) são todas as folhas verdes (quanto mais verde a folha tanto mais rica em vitamina A) e os vegetais de coloração amarelada (cenoura, abóbora, etc.), bem como as frutas com essa coloração (damasco, mamão, manga, pêssego, tangerina). A gema de ovo também, contém vitamina A.

  A vitamina A existe em tal proporção na salsa, no brócolo, na cenoura, na escarola, na mostarda (folhas), e noutras verduras, que numa colherinha de suco dessas hortaliças há cem vezes mais do que num quilo e meio de carne magra.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário