Pesquisar este blog

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

QUAL A RELAÇÃO ENTRE O CAFÉ E A CRIATIVIDADE?


O café é uma parte das rotinas regulares para muitos criativos escritores - em particular. Cafés também são preferidos os espaços de trabalho, como o ruído ambiente encontrado em lojas de café foi mostrado para ser propício para a cognição criativa.
Uma chávena de café e você pode sentir-se como que iluminado para um processo criativo, e ajudar-nos em um fluxo criativo. Mas como café e criatividade realmente ligado?

Como o café afeta o cérebro

Algumas pesquisas mostram que, ao contrário da crença popular, o café pode inibir a criatividade. Quando bebemos café, a cafeína vai para o seu cérebro, e quando seu cérebro está ativo, os neurônios disparando produzir um subproduto chamado adenosina. Quando os níveis de adenosina estão altos, está a  sugerir ao seu cérebro que é hora de fazer uma pausa, em que ponto você se tornar sonolento.
Cafeína realmente bloqueia os receptores de adenosina, que mantém você sentir alerta e no topo de seu jogo, mesmo quando o seu cérebro normalmente seria tentar abrandar um pouco. Devido a isso, o café não só aumenta a nossa energia e nos impede de estar com sono, mas ajuda a nossa concentração. É por isso que quando bebemos uma xícara de café antes de trabalhar, nós sentimos que podemos nos concentrar e fazer as coisas.

Café e Criatividade

Se olharmos  para o rol de pessoas criativas que têm incorporado um ritual de café sério em sua rotina diária,  parece que de alguma forma, enquanto o café pode não ajudar com a divagação mental, ele em algum nível desempenha um papel no processo criativo.

Café e Escrita

Para ser criativo, precisamos deixar nossa mente vagar, mas quando tivermos feito isso e temos idéias que precisamos para executar, então o café pode desempenhar um papel essencial para nos ajudar a concentrar as idéias e colocá-los em ação.

Café e álcool

Esta é também uma boa explicação para por que muitas pessoas defendem para o criativo combinação de álcool e café (café com cheirinho). Um copo de vinho ou uma garrafa de cerveja nós relaxamos, e faz com que fiquemos menos concentrados em seu entorno; sua mente se sente livre para passear. Uma vez que essas novas idéias vêm para nós e queremos fazer algo com eles, mais um copo de vinho ou cerveja não vai fazer o truque - mas café vontade. Em outras palavras: O álcool ajuda a alimentar as idéias, e café ajuda a fazer algo com eles.

O Ritual de café

Quando olhamos para café e criatividade, é importante lembrar que o café é mais do que apenas uma bebida; para muitos de nós, é um ritual, ritual e pode ser uma parte essencial de incentivar a criatividade. Assim, enquanto os efeitos da cafeína pode não ajudar em permitir que a nossa mente vagueie, tendo um ritual todos os dias (digamos que, neste caso, café e escrita) também pode ser uma parte essencial de uma prática criativa.
Quer ajudar a alimentar a sua criatividade? Vá em uma caminhada, fazer algo espontâneo, reservar um tempo para fazer algo novo, “deitar” fora o seu smartphone, use a sua imaginação, ler ou conversar com alguém sobre um assunto que você não sabe nada sobre.
Então uma vez que os sucos estão fluindo e você está pronto para fazer algo com eles, sirva-se de uma chávena de café e comece. Quem sabe o que você vai acabar criando.


Nenhum comentário:

Postar um comentário