Pesquisar este blog

terça-feira, 13 de outubro de 2015

JEJUM





 O jejum é um dos recursos mais valiosos na desintoxicação geral do organismo, sendo praticado inclusive pelas religiões a fim de purificar o corpo. Seu princípio é o de que o organismo, no que tange a alimentação, gasta sua energia com 2 funções básicas:
assimilação (50%) e desassimilação (50%). Quando paramos de ingerir alimentos (assimilação), naturalmente o metabolismo direciona todas as suas energias (100%) no processo de desassimilação, retirando as toxinas e os despojos alojados no corpo, harmonizando profundamente a atividade orgânica.

Cuidados.

O jejum deve ser realizado tomando-se alguns cuidados. Se for realizar um jejum prolongado (superior a 2 dias), procure obrigatoriamente orientação médica; pessoas que estão enfermas ou que apresentam anemia ou o peso muito abaixo do ideal não devem jejuar.

Técnica.

Ao se decidir fazer um jejum, siga estes passos:

1. Marque uma data precisa (de preferência num fim de semana)

2. Na semana antecedente, diminua gradualmente o volume de alimentos ingeridos, para que o organismo vá se acostumando.

3. Elimine o café, doces, refrigerantes, álcool, enfim, tudo aquilo que produza irritação.

4. Nos 2 dias de jejum, ingerir apenas água e ficar em repouso, inclusive mental (não procurar ler ou assistir muita televisão).

5. Aproveite o jejum para entrar em contato com você mesmo.

6. Ao voltar a se alimentar (3º dia), jamais comer apressadamente e em grande quantidade, pois o organismo não esta ainda adaptado; o correto é comer pausadamente algumas frutas no desjejum e, no almoço, comer verduras, leguminosas e um pouco de pão ou algum cereal; no jantar, repetir o almoço. No dia subsequente, voltar a alimentar-se regradamente, procurando observar quais os alimentos que são indesejáveis e/ou prejudiciais ao organismo.

7. Fazer um jejum a cada 12 meses, pelo menos.

8. O organismo agradece.



Fonte:Manual de Naturopatia Aplicada

Nenhum comentário:

Postar um comentário